Jorge Crespo: O trabalho de um tutor na FUNIBER

FUNIBER-opiniones-tutor-Jorge-Crespo

Jorge Crespo explica quais são as funções e tarefas de um tutor na FUNIBER sob o modelo de educação a distância.

Jorge Crespo, Doutor em Engenharia Civil, conjuga suas atividades de tutor de várias disciplinas da FUNIBER das áreas de Empresa, Turismo e Saúde com as de direção de Teses. Além disso, é Professor da Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Porto Rico).

O Doutor Crespo desenvolveu suas pesquisas na aplicação das TIC em modelos de gestão a distância. Nesta linha, conversamos com ele para que nos explique quais são as funções de um tutor a distância na FUNIBER.

Que funções desenvolve um tutor na FUNIBER?

A FUNIBER baseia seu modelo de formação na educação a distância, oferecendo aos alunos diversos recursos para facilitar a aquisição de conhecimento, como campus virtual, chats, debates, biblioteca, etc. Nesse sentido, os alunos contam com um corpo de tutores e acadêmicos com vasta experiência nas diferentes áreas que acompanham seus estudos do início ao fim do curso. O tutor da FUNIBER afirma que “o recurso fundamental do aluno da FUNIBER é o tutor”.

Jorge destaca três funções fundamentais de um tutor na FUNIBER:

  1. Orienta e dirige o processo formativo dos alunos.
  2. Promove de forma proativa o debate e a aprendizagem entre os alunos.
  3. Resolve e esclarece as dúvidas e inquietudes do aluno durante o processo de aprendizagem.

O modelo de formação on-line de FUNIBER realiza consideráveis esforços para fomentar a colaboração e o intercâmbio de opiniões entre os alunos e tutores, fazendo com que as distâncias realmente desapareçam e que o aluno nunca se sinta só e desamparado em todo o processo.

Opiniões FUNIBER: Recomendações para estudar a distância

Jorge Crespo, depois de sua experiência na tutoria de alunos na FUNIBER, afirma que para finalizar os estudos a distância com sucesso “os alunos nunca devem se afastar de seu objetivo. Devem se levantar todos os dias pensando no que estão fazendo e por quê estão fazendo”. Além disso, em sua opinião, os alunos devem lembrar que “ao concluir seus estudos serão pessoas muito mais preparadas, e com muito mais possibilidades para alcançar suas metas e objetivos traçados”.

Endereços relacionados:

Nota: o professor Jorge Crespo participa da rede universitária com a qual colabora FUNIBER.