Daniela Torrico: Por que cursar um Mestrado em Marketing com a FUNIBER?

FUNIBER-Daniela-Torrico

Conversamos com Daniela Torrico, Professora e Coordenadora do Mestrado em Direção Estratégica de Marketing da FUNIBER

Daniela Torrico é licenciada em Engenharia Comercial pela Universidad Católica Boliviana. Possui também MBA e um Mestrado em Marketing e Distribuição Comercial. Atualmente, está cursando um Doutorado em Projetos voltado ao marketing.

A professora e coordenadora do Mestrado em Direção Estratégica de Marketing foi uma das incentivadoras do programa oferecido pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Por esta razão, é a pessoa mais indicada para explicar quais são os objetivos deste mestrado, como se estrutura o programa de estudos, quais as saídas profissionais oferecidas e muitos outros detalhes. Além dísso, é Professora da Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México) e da Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Puerto Rico).

Em que consiste o Mestrado em Direção Estratégica de Marketing da FUNIBER?

A coordenadora do Mestrado da FUNIBER explica que o programa tem 3 objetivos claros:

  1. Munir os estudantes com uma visão atualizada sobre a disciplina do marketing que possa ser aplicada no âmbito profissional.
  2. Oferecer conhecimentos práticos sobre as atuais estratégias, ferramentas e técnicas de marketing que atendam às necessidades do mercado e à consecução de objetivos empresariais.
  3. Desenvolver a capacidade de análise e compreensão, tanto estratégica quanto operacional para a tomada de decisões.

Considerando estes objetivos, o mestrado é dirigido, preferencialmente, a profissionais do âmbito empresarial ou com experiência laboral na área, que queiram aprofundar e/ou consolidar seus conhecimentos de marketing. Cabe destacar que “o programa possui um bloco inicial relacionado à direção empresarial, o que também abre a possibilidade de ser estudado por profissionais com diferentes formações que queiram se vincular ao âmbito empresarial e ter um enfoque em marketing”, afirma a professora da FUNIBER.

O programa se estrutura em 4 blocos diferenciados: O primeiro aborda disciplinas referentes à gestão empresarial e técnicas para o desenvolvimento de diferentes habilidades essenciais para um profissional da área do marketing. O segundo é focado no estudo de conceitos, processos e ferramentas do marketing estratégico para a tomada de decisões. O terceiro bloco desenvolve a parte operacional do marketing, desmembrando o estudo de táticas e ações estratégicas. O quarto e último bloco é destinado ao projeto final de mestrado.

Daniela destaca que “o tempo estimado para finalizar o mestrado é de 24 meses, incluindo a elaboração da dissertação de final de mestrado”.

O projeto final do Mestrado consiste na elaboração de um documento que permite integrar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o estudo, com o acompanhamento de um diretor de projeto final especializado na área de marketing. Nesta linha, a coordenadora declara que “o projeto pode abordar, por exemplo, desde a elaboração de um Plano de Marketing para uma nova empresa até a análise da situação atual dos resultados das ações de marketing de uma empresa já existente e a proposta de ações estratégicas de melhoria”.

Que saídas profissionais oferecem estes estudos?

A professora especialista em marketing afirma que “o programa busca formar profissionais para os cargos de Diretor ou Técnico de Marketing/Vendas/Comercial/Comunicação, Consultores de marketing, Gerente de Produto/Marca e empreendedores para a criação de novos negócios”.

Por último, Daniela Torrico destaca que “o marketing é uma disciplina em constante evolução, e que é cada vez mais importante na prática empresarial”. Além disso, “a intensidade competitiva nos diferentes setores exige que as empresas trabalhem para obter uma atitude em relação ao cliente e à adequada aplicação de técnicas mercadológicas. Tudo isso abre possibilidade de novas oportunidades de trabalho a quem estiver preparado profissional e academicamente para atender estas necessidades”.

Endereços relacionados:

Nota: a professora Daniela Torrico participa da rede universitária com a qual colabora FUNIBER.