Aluno bolsista da FUNIBER apresenta livro no Flipoços 2017

Aluno bolsista da FUNIBER apresenta livro no Flipoços 2017

O escritor e professor Dany Wambire, aluno do Mestrado em Comunicação patrocinado pela FUNIBER, conta em entrevista sobre a superação dos desafios para poder crescer profissionalmente

No mês de maio, o aluno bolsista da FUNIBER, Dany Wambire, apresentou o seu livro, “A adubada fecundidade e outros contos”, no Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços 2017). O autor foi convidado pelo evento que homenageou escritores moçambicanos.

Dany Wambire nasceu na Beira, Moçambique. Formou-se como professor, mas o talento literário vem levando-o a novos caminhos profissionais. Com a publicação independente do seu primeiro livro, e a Menção Honrosa no Prémio Internacional José Luís Peixoto (2013), Dany Wambire vem conquistando o seu espaço com as editoras, que se interessam cada vez mais por suas publicações.

A apresentação do livro foi feita pelo premiado escritor Mia Couto, que afirma: “percebe-se que Dany não está apenas à busca de um modo de dizer: ele tem já uma raiz que é sua, um traço estilístico que define a sua identidade. Estes contos são um mergulho nesse outro mundo que não aceitamos ver, mas que é nosso e que traduz a nossa diversidade de povo. Há nestes textos uma lógica marginal, mas que quer ser parte da correnteza do rio e as personagens, aparentemente estranhas das suas histórias, apenas espelham a realidade plural do nosso cotidiano.”

Órfão de pai e mãe, o bolsista da FUNIBER nos conta, em uma entrevista realizada durante o festival literário, sobre a importância do esforço e do empenho individual para a superação dos desafios. Ser órfão lhe ensinou a conseguir crescer por conta própria, ou como afirma ele: sem os mimos dos pais. “Para chegar aonde se quer chegar, depende muito de si”, disse.

Autonomia e independência

Professor, escritor e agora, comunicador. O aluno buscou o Mestrado em Comunicação patrocinado pela FUNIBER porque lhe permitia flexibilidade para combinar os estudos e o trabalho.

Após o êxito como escritor, e interessado em ampliar a divulgação sobre a literatura moçambicana, o autor criou a revista literária SOLETRAS e decidiu aprender mais sobre o Jornalismo. Ele continua os estudos e espera com sua formação, poder criar pontes que unam os povos, as culturas e as línguas.

O lançamento do livro A adubada fecundidade e outros contos ocorreu no Flipoços 2017, após a mesa Encontro com escritores moçambicanos, no dia 1 de maio.

Veja a entrevista completa em:

Enlaces relacionados: