A Dra. Pérez fala sobre o novo Doutorado em psicologia promovido pela FUNIBER

A Dra. Pérez fala sobre o novo Doutorado em psicologia promovido pela FUNIBER

A Fundação Universitária Iberoamericana patrocina o novo Doutorado em Psicologia titulado pela Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México), que começa a ser ministrado no próximo dia 16 de abril.

A Doutora Laura Natalia Pérez, Coordenadora Acadêmica do Doutorado e Diretora do Mestrado em Psicologias Clínica e da Saúde, é Doutora “Cum Sentencie” e Mestre em Ciências Cognitivas e Linguagem. Sobre o novo Doutorado, a Dra. Pérez destaca que busca formar tanto pesquisadores como profissionais, contemplando a possibilidade de acrescentar novas linhas de pesquisa que se ajustem aos interesses dos estudantes.

Para poder cursar o Doutorado em Psicologia, a FUNIBER oferece a possibilidade de ter acesso ao programa de bolsas, consistente em uma ajuda econômica concedida aos melhores candidatos de cada país.

Quais são os objetivos do Doutorado em Psicologia?

O programa de estudos do Doutorado em Psicologia tem como objetivo a formação dos alunos para a pesquisa, a docência e a prática profissional. Estamos comprometidos com a formação de doutorandos de alto nível, que são orientados por certos princípios éticos, realizando suas pesquisas e trabalhos com disciplina e que tenham interesse na produção de conhecimentos e em melhorar diversos âmbitos da sociedade.

No que consiste o programa de estudos?

O programa do doutorado tem 5 especialidades: psicologia clínica e da saúde, psicologia social e comunitária, psicologia forense, psicologia educativa e psicologia do trabalho e as organizações. O estudante percorre primeiro uma fase acadêmica, uma de pesquisa e, finalmente, deve elaborar uma tese sob a supervisão de um diretor.

A fase docente do programa prepara ao aluno para a pesquisa científica e a produção de documentos acadêmicos, para o que o aluno cursará disciplinas que lhe permitam aprofundar na área que tenha escolhido.

A quem é dirigido o Doutorado?

O programa de Doutorado em Psicologia é dirigido, principalmente, para estudantes com graduações e mestrados na área da Psicologia, embora também possa ser utilizado para graduados de outras titulações pertencentes às ciências da Saúde e das ciências sociais que procurem uma formação superior em pesquisa em Psicologia.

Quais linhas de pesquisa contempla o programa?

Inicialmente, as linhas de Pesquisa do Doutorado em Psicologia incluem temáticas que se enquadram nos campos da Psicologia clínica e da saúde, Psicologia do trabalho e as organizações, Psicologia educativa, Psicologia forense e Psicologia social e comunitária.

Além disso, no Doutorado em Psicologia contemplamos a possibilidade de criar novas linhas de pesquisa, dentro dessas temáticas ou em outras diferentes, para satisfazer os interesses do aluno.

Qual metodologia é proposta pela FUNIBER para a realização do Doutorado em Psicologia?

O campus virtual do Doutorado é uma ferramenta elaborada para colocar em prática uma metodologia de formação orientada a fomentar uma aprendizagem significativa, flexível, dinâmica, interativa, personalizada, cooperativa e que estimule o pensamento crítico e prático do estudante, mediante atividades que suponham um desafio e nas quais se estimule a colaboração entre alunos.

Qual a expectativa para que seja alcançada a cooperação e a comunicação contínua entre estudantes e professores?

Do nosso ponto de vista, a aprendizagem é compreendida como a construção conjunta do conhecimento, a partir da interação e do trabalho conjunto entre professores, estudantes, atividades de formação e materiais didáticos. Por isso, o que se espera não é reproduzir um modelo unidirecional de transmissão de conteúdos de tutores a alunos, mas um modelo interativo e circular de educação.

Em quantos anos pode ser finalizado o Doutorado?

O tempo mínimo para a término do programa são 36 meses, embora normalmente seja próximo de 48 meses. Não obstante, se o estudante o exigir, poderá prorrogar até um máximo de 60 meses.

Quais recomendações, você faria a um aluno que está a ponto de começar sua tese de doutorado?

Muitas vezes quando começamos nossa tese de doutorado temos um tema que nos apaixona e focamos muitos esforços para saber sobre ele, sem dar atenção a assuntos que são fundamentais; a metodologia da pesquisa, por isso, dar a importância que exige permitirá planejar melhor a pesquisa e dedicar nossos recursos de forma mais eficiente. O objetivo de um doutorado é produzir conhecimento, para isso é necessário ter uma estrutura adequada para obter os resultados confiáveis e relevantes que esperamos.