Vivian Lipari fala do novo Mestrado em Saúde Pública que FUNIBER patrocina

Vivian Lipari fala do novo Mestrado em Saúde Pública que FUNIBER patrocina

Vivian Lipari é a coordenadora acadêmica do novo programa de Mestrado em Saúde Pública que patrocina a Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) e que titulam a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e a Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).

A professora Vivian Lipari é graduada em Odontologia, Mestre em Saúde Pública, e possui mais de 10 anos de experiência em docência universitária e em gestão de projetos de Cooperação Internacional e de Pesquisa, desenvolvimento e inovação (P+D+i).

Quais são os objetivos do Mestrado em Saúde Pública?

O Mestrado em Saúde Pública tem o objetivo de formar profissionais que possam satisfazer as necessidades dos sistemas de saúde pública; o que inclui projetar, administrar e aplicar planos de ação. Os estudantes também aprenderão a detectar e prever problemas que possam afetar ou alterar as ações da saúde pública e a promover ações de formação.

No que consiste o programa de estudos do Mestrado?

O programa de estudos tem duas partes muito diferenciadas; a primeira é conformada pelo grosso das disciplinas que os estudantes cursarão, e a segunda inclui o Projeto Final de Mestrado, que os alunos fecharão com a defesa de sua tese.

O Mestrado consta de 16 disciplinas que formarão ao estudante em temas relacionados com a investigação científica e a saúde pública. Posteriormente, os estudantes terão que escolher um dos quatro módulos optativos de especialização; saúde ambiental, nutrição comunitária, saúde ocupacional ou gestão em saúde pública. Ao finalizar esta especialização poderá iniciar o Projeto Final.

A quem é dirigido o Mestrado?

O programa vai dirigido especialmente a dois perfis de estudantes; licenciados e graduados em campos como a medicina, a enfermaria, a biologia, ou a veterinária que desejem desenvolver atividades profissionais ou inquiridoras no setor da saúde pública; profissionais; e, por outro lado, licenciados de outros campos que desejem uma maior formação para um melhor desempenho de sua atividade trabalhista.

Quais possibilidades profissionais podem esperar os estudantes que realizam o Mestrado?

Os que finalizam com sucesso o Mestrado poderá trabalhar em âmbitos como a Administração de Saúde Pública e Privada, Gestão de Serviços Sanitários e Sociais, Pesquisa no âmbito da Gestão Sanitária Pública e Privada e, por último, à docência.

Que metodologia propõe a FUNIBER para a realização do Mestrado?

Este Mestrado é cursado a distância, com uma metodologia assincrônica em que os estudantes poderão estudar em seu tempo livre. Os estudos são pensados para ser colaborativos e participativos, com estudantes de diferentes países trabalhando conjuntamente. Os alunos interagem com professores e colegas de maneira constante.

Na plataforma podem ser encontradas ferramentas diversas como vídeos, leituras, fóruns e casos práticos.

Em quantos anos pode-se finalizar o Mestrado?

O programa foi pensado para ser finalizado em dois anos, aproximadamente.

O que se pode esperar dos estudantes neste Mestrado?

Os alunos podem esperar uma preparação completa e atualizada que lhes permita fazer frente aos problemas e desafios que se encontram os profissionais do setor da Saúde Pública. A formação que receberá o alunado será de acordo com as mudanças que experimentam as sociedades hoje em dia.

Que recomendações, você faria a um aluno que está a ponto de começar o Mestrado?

Recomendaria que se informe bem sobre a metodologia de estudos, para que organize seu tempo de estudo desde o começo e poder, assim, aproveitar todas as ferramentas que oferece o campus virtual.

A nível mais logístico, acredito que é conveniente ter em mente que será necessário poder acessar de forma regular a um bom ambiente que permita estudar a consciência e com concentração. Isso, junto à disciplina e a perseverança, um elemento principal.