Entrevista com a Dra. Andrea Arreguin, professora da nova especialização em Alergias e Intolerâncias Alimentares

Entrevista com a Dra. Andrea Arreguin, professora da nova especialização em Alergias e Intolerâncias Alimentares

A Dra. Andrea Arreguin, professora da nova especialização em Alergias e Intolerâncias Alimentares da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), promovida pela FUNIBER, descreve as características mais importantes deste novo programa.

A especialização em Alergias e Intolerâncias Alimentares oferece uma formação em reações adversas aos alimentos que ajudarão o profissional que estuda ou trabalha no campo da nutrição e saúde a desenvolver estratégias adequadas para sua correta abordagem teórico-prática, tanto nutricional quanto a nível nutricional como de gestão de alérgenos na indústria e restauração coletiva.

Nesta entrevista, o Dr. Arreguin detalha aspectos relacionados aos objetivos e estrutura do programa. Ele ressalta ainda que o conteúdo dos sujeitos “são temas atuais, inovadores e interessantes, devido à crescente demanda de pessoas com essas doenças”.

Qual é o objetivo desta nova especialidade?

O principal objetivo do programa é formar especialistas capazes de otimizar o atendimento nutricional de pessoas com reações adversas a determinados alimentos e gerenciar alérgenos na indústria e restauração coletiva.

Como está estruturado o programa de estudos?

O programa é composto por três disciplinas, com duração de 5 meses. O foco geral das disciplinas visa permitir que o aluno aplique estratégias nutricionais em quais alimentos e produtos uma pessoa predisposta a essas condições pode consumir, essencial para atender às necessidades nutricionais. Você também pode informar sobre o manuseio e o gerenciamento de alimentos ou produtos na indústria e restauração coletiva.

Qual titulação receberá os alunos ao finalizar o programa?

Os estudantes receberão o diploma universitário de especialista ou de especialista em alergias e intolerâncias alimentares emitido pela Universidade em que se matricularam. A diferença entre experto ou especialista dependerá da formação anterior do aluno.

Que diferença esse programa faz em relação aos similares já existentes no mercado?

Essa especialidade, por estar on-line, permite a proximidade de professores e alunos de alcance internacional por meio do Campus Virtual, uma plataforma que possui ferramentas de suporte criadas para facilitar e enriquecer o aprendizado dos alunos. Nossa vantagem em relação a outros programas no mercado on-line é que o conteúdo de nossas disciplinas são tópicos atuais, inovadores e interessantes, devido à crescente demanda de pessoas com essas doenças. Daí a necessidade de especialistas com formação em alergias e intolerâncias alimentares.

Que oportunidades profissionais podem ter os alunos que participam deste programa?

Ao final desta especialização, os profissionais podem atuar como consultores dietéticos, professores em programas de ensino e consultores em informações ao consumidor e serviços de marketing relacionados à alimentação. Além disso, em serviços coletivos de restauração e fabricação de alimentos, como hospitais, restaurantes, máquinas de embalagem de alimentos, entre outros.

A quem o programa se destina?

A especialização é destinada a graduados ou graduados em ciências da saúde e outros profissionais ou pessoas que desejam expandir seus conhecimentos em alergias e intolerâncias alimentares.

Abaixo, podemos ver a apresentação da Dra. Arreguin, na qual ela indica alguns dados relevantes relacionados a intolerâncias e alergias alimentares e destaca “a importância de ter especialistas em alergias e intolerâncias alimentares”.

 

 

A especialização em Alergias e Intolerâncias Alimentares tem como principais destinatários os profissionais de Ciências da Saúde que desejam se especializar em Alergias e Intolerâncias Alimentares e, em geral, as pessoas que têm interesse especial em formação nesta área.