Natalí de Oliveira Alencar recebe prêmio pela primeira colocação do IV Concurso Publicação Solidária no III Encontro de Educação

Natalí de Oliveira Alencar recebe prêmio pela primeira colocação do IV Concurso Publicação Solidária no III Encontro de Educação

A ganhadora do IV Concurso da FUNIBER Publicação Solidária, a brasileira Natalí de Oliveira Alencar, recebeu o prêmio do primeiro lugar do concurso – na última quarta-feira, dia 24 de janeiro – das mãos da vice-diretora internacional da Fundação, Marta Escolà. A entrega foi parte da cerimônia de abertura do III Encontro de Educação que a FUNIBER organizou na cidade de Florianópolis, entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2018.

Natalí, estudante do Mestrado em Comunicação da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), escreveu um texto muito emocionante sobre a ONG brasileira Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização que oferece apoio para pessoas em situações de vulnerabilidade e risco de exclusão social para evitar o suicídio, causa pela qual no Brasil morrem 32 pessoas por dia.

A ganhadora do IV Concurso FUNIBER Publicação Solidária, ao receber o prêmio, declarou que muito mais importante que a sua vitória, foi o fato que “levar o artigo ao conhecimento das pessoas ajudou muitas pessoas a conhecer o Centro de Valorização da Vida (CVV) e seu trabalho” com a esperança de poder “ajudar quem estivesse passando por algum momento difícil e precisasse de apoio emocional”.

A aluna brasileira alcançou o prêmio em uma  votação apertada vencendo por apenas 23 votos, 4174 a 4151, para a estudante colombiana Juliana Patricia Marín, que escreveu um  texto repleto de esperança e otimismo sobre suas experiências na ONG com a qual ela colabora como voluntária, a ACM/YMCA de Quindío (Colômbia). O terceiro lugar foi para Ana Elisa Martínez da Guatemala, que apresentou um dos textos mais inspiradores da quarta edição da Publicação Solidária, que falava sobre a ONG Associação La Alianza.

O primeiro prêmio é avaliado em 1000 euros, no qual a ganhadora doará para a ONG representada, o CVV. Já o segundo lugar recebeu 500 euros, no qual também a estudante colombiana dedicará ao mesmo fim.

O objetivo principal do concurso anual da FUNIBER, Publicação Solidária, é divulgar a atividade de organizações cujo trabalho muitas vezes passa despercebido pela mídia e pelo público em geral.