Os “Desafios da educação na América Latina” será o tema da Conferência do Dr. Arzamendi em Lima

Os “Desafios da educação na América Latina” será o tema da Conferência do Dr. Arzamendi em Lima

A educação superior on-line na América Latina expõe diversos desafios para seus atores: professores, estudantes, instituições educativas e Estado. Este será o tema da Conferência do Dr. Jesus Arzamendi na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, no salão Mozart do Hotel Crowne, Miraflores, em Lima (Peru), às 18h30.

No âmbito da educação, em especial da educação superior, há alguns anos diversas instituições universitárias apostaram em desenvolver uma oferta de formação on-line de qualidade que capacite profissionais capazes de enfrentar os desafios atuais e aproveitar as oportunidades. A educação a distância oferece autonomia e flexibilidade, assim como exige metodologia e planejamento dos alunos. Neste sentido, é fundamental fomentar espaços para a comunicação aberta e eficaz entre as instituições universitárias e a comunidade estudantil. Por isso, o Dr. Jesus Arzamendi, diretor de Programas de Doutorado da FUNIBER, fará uma conferência sobre os desafios da formação a distância na América Latina. A seguir, comentamos algumas das principais colocações sobre o tema:

Personalizar a atenção ao estudante

É um erro duplicar o modelo educativo acadêmico presencial e transferi-lo a um modelo on-line. A educação a distância pode tomar elementos da educação tradicional para melhorá-los, agregando valor à experiência e procurando a satisfação das expectativas dos estudantes. Neste sentido, a formação on-line – diferente da presencial tradicional – deve entender o que o aluno precisa e armar um plano de estudos com um tutor que acompanhe seu desenvolvimento.

Conter a deserção

A falta de motivação pode ser um dos principais problemas que os estudantes on-line enfrentam, que desencadeia o abandono de seus cursos. Para conter a deserção, os modelos educativos on-line devem apoiar-se nas necessidades do aluno e considerar seus projetos pessoais; deste modo, a motivação permanecerá durante todo o período de estudos.

Ampliar as ferramentas educativas

A amplitude no emprego de suportes impressos e de plataformas digitais é fundamental para a divulgação dos conteúdos educativos. Por exemplo, os dispositivos eletrônicos como tablets e celulares (o denominado M-learning), a nuvem como grande contentor de conhecimento, assim como plataformas interativas como as redes sociais ou os videojogos na aprendizagem a distância, em combinação com materiais impressos, são de grande ajuda no acesso aos conteúdos educativos.

Facilitar o acesso à Internet

Embora pouco a pouco as taxas de acessibilidade à rede tenham aumentado e as capitais latino-americanas tenham superado progressivamente seus problemas de conexão, não ocorre o mesmo com os centros povoados periféricos das metrópoles, nem com as regiões rurais. Neste sentido, é necessário desenvolver programas de pesquisa tecnológica, assim como impulsionar projetos interinstitucionais dedicados a procurar e implementar soluções para estender o acesso à Internet para os lugares mais separados da região.

Oferecer soluções econômicas

O nível aquisitivo médio de muitos profissionais na América Latina costuma ser baixo, por isso os preços oferecidos atualmente estão fora do alcance de muitos dos potenciais alunos. Neste sentido, é fundamental oferecer soluções econômicas, como as bolsas de estudo, para o financiamento dos estudos de especializações.

Os “Desafios da educação na América Latina”

Estes temas serão tratados por Dr. Jesus Arzamendi, que é diretor dos Programas de Doutorado que a FUNIBER patrocina, e diretor do Mestrado em Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira e do Master in Teaching English as a Foreign Language, patrocinados pela FUNIBER. Durante a conferência, haverá a oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer perguntas diretamente ao especialista em educação a distância. A entrevista é na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, no Salão Mozart do Hotel Crowne, Plaza de Miraflores, Av. Benavidades 300, Miraflores, em Lima (Peru), às 18h30.

A entrada a este evento é gratuita, com confirmação prévia.

Confirmar presença pelo e-mail peru@funiber.org ou pelo telefone 01 448 0200.

Links relacionados:

Opinião de Sônia Sena, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER