Opinião de María José Caldiero, aluna do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da FUNIBER

Opinião de María José Caldiero, aluna do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da FUNIBER

María José Caldiero, aluna argentina bolsista da FUNIBER do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, opina sobre sua experiência estudando a distância

María José, mora em Cipolletti, Río Negro (Argentina), é Licenciada em Turismo pela Universidad Nacional del Comahue. Também, tem Especialização em Implementação de Projetos de e-Learning da Universidad Tecnológica Nacional de Argentina. Além disso, está cursando o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento promovido pela FUNIBER, com a colaboração da Universidad Europea del Atlántico (España).

Atualmente, é Docente das Licenciaturas em Turismo, Técnico em Administração de Empresas Turísticas e Guia Universitária em Turismo da Universidad Nacional del Comahue. Além disso, também é Consultora na área da formação e capacitação de equipes de trabalho.

Conversamos com a estudante da Argentina sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER e a respeito de como está aplicando os conhecimentos adquiridos com o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento em seu âmbito profissional.

Por que você decidiu estudar on-line?

MJ: Porque, além de profissional, sou mãe. O tempo necessário para seguir formando-se e atualizando-se é menor e mais complicado. A modalidade on-line me permitiu poder compartilhar tardes de estudo junto a meus filhos, em nossa casa e aprendendo juntos. Valorizo enormemente a oportunidade de capacitar-me com material de estudo valioso, conhecer colegas/companheiros de diversos lugares e trocar experiências tanto da vida pessoal como profissional.

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento? O que você mais gostou?

MJ: Escolhi o Mestrado porque sempre me desenvolvi nesta área e sinto que posso contribuir com inumeráveis conceitos em meu âmbito profissional. Desde o ano passado, também estudo Licenciatura em Psicopedagogia, tentando obter mais bagagem para desenvolver tudo o que a aprendizagem organizacional e o desenvolvimento dos recursos humanos concernem. Colaborar no desenvolvimento da gestão do conhecimento como eixo fundamental no desenvolvimento das pessoas e em seus planos de carreira como plano de vida é minha meta profissional.

Encontro-me na etapa final do Mestrado, escrevendo e pesquisando para a realização da minha Tese. Ansiosa e desejando finalizar para, possivelmente, poder somar-se a algum Doutorado que a FUNIBER oferece.

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu trabalho?

MJ: Nas aulas universitárias cotidianas, nas consultas por parte de prestadores de serviços, no acompanhamento e assessoramento aos responsáveis por organismos governamentais como também de organizações, onde os Recursos Humanos são vitais para o desenvolvimento do negócio e atividade que desenvolvem.

O que você opina sobre o modelo de educação a distância da FUNIBER?

MJ: É excelente! Material de qualidade incrível, assim como professores muito bem preparados para esclarecer quantas dúvidas sejam necessárias. Está muito bem estruturado e organizado. Ordenado, prolixo e preparado para que seja simples e a leitura da bibliografia suportável.

O campus é muito amigável. Muito bom, com muita informação e com fóruns e espaços de discussão excelentes.

Para você, quais são os benefícios da educação a distância?

Os tempos. Poder adequá-los as minhas obrigações familiares e laborais. É obvio que requer um grande esforço, de ordem na rotina do cumprimento das tarefas e a leitura e estudo de cada matéria. A enorme possibilidade de acessar novos conteúdos desde minha casa ajuda a que a gente possa manter-nos atualizados quanto às tendências, conceitos e bibliografia.

O que você diria às pessoas que estejam considerando estudar a distância com a FUNIBER?

Que não deixem de fazê-lo! Que verão que o desafio vale a pena. Todas são vantagens e grandes benefícios a serem obtidos, tanto na área pessoal como profissional. Desenvolver a autoformação é parte do crescimento de cada um de nós como pessoa. E isso inevitavelmente recairá na melhoria dos objetivos organizacionais.

Links relacionados: