Opinião de Romina Martínez, aluna do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Romina Martínez, aluna do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER

Romina Martínez, aluna da Argentina bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção, fala sobre sua experiência de estudar a distância

Romina Martínez, natural de La Pampa (Argentina), estudou Engenharia Química na Universidad Nacional de Córdoba e também cursou o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção com titulação emitida pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Colaborou em diversos projetos de pesquisa relacionados com a qualidade da água e a gestão de represas. Em 2012, trabalhou na Subsecretaria de Recursos Hídricos, realizando uma estágio profissional supervisionado. Possui mais de 10 anos de experiência trabalhando como técnica de laboratório e como consultora na implantação e/ou manutenção de sistemas de gestão e na realização de diagnósticos de eficiência energética.

Atualmente, atua como consultora e é professora de Química em uma escola privada preparatória para o ingresso na universidade. Além disso, trabalha como profissional na organização Enseñá por Argentina, integrante da rede global Teach For All.

Conversamos com a estudante argentina para conhecer como foi sua experiência de cursar um mestrado a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER?

Sempre me senti motivada a orientar minha profissão para a melhoria contínua em diversas áreas. O Mestrado em Gestão Integrada permitiu que eu ampliasse meu campo de ação em temáticas cada vez mais necessárias para qualquer organização que deseje se guiar pela excelência.

O que você mais gostou no Mestrado? O que você destacaria?

A organização de cada disciplina, as diversas formas de avaliação, o conteúdo atualizado de cada temática, os casos práticos e as experiências, o acesso ao conteúdo de diversas formas, permitindo que pessoas de diferentes lugares tenham a oportunidade de estudar.

O que você acha dos professores do Mestrado? E do programa de estudo?

Os professores foram muito atenciosos e disponíveis para responder a nossas dúvidas e inquietações, mostrando seu compromisso e responsabilidade com o programa e conosco, os estudantes. O programa me pareceu muito adequado, como já disse, com informação atualizada e casos práticos que permitem tornar mais real e tangível o estudo de cada disciplina.

Como Engenheira Química, como o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção patrocinado pela FUNIBER contribuiu para sua formação?

O Mestrado em Gestão Integrada permitiu que eu ampliasse meus conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia e orientasse meu perfil a estas temáticas, o que me possibilita atuar com gestão de projetos vinculados à qualidade, ao meio ambiente e à prevenção do trabalhador.

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no seu dia a dia profissional?

Cada conhecimento aprendido é muito valioso. No profissional, porque, como já comentei, trabalho diretamente com áreas e conhecimentos relacionados com o mestrado que cursei. Da mesma maneira, como professora, cada aprendizado é útil na hora de ministrar as aulas. E também na construção de projetos relacionados com estas áreas (sobretudo na área ambiental). No dia a dia, também os aplico na empresa da minha família.

O que você diria às pessoas que estão pensando em estudar a distância por meio da FUNIBER?

Eu recomendo estudar a distância e recomendo que o façam pela FUNIBER, já que abre uma possibilidade a profissionais que trabalham ou têm diversas ocupações a fim de continuarem a sua formação em múltiplos campos de interesse. A maneira como o programa é organizado ajuda bastante, sendo muito importante também sua própria organização e sua persistência no estudo.

Links relacionados: