As ONGs que podem ser ganhadoras no Concurso Publicação Solidária IV

As ONGs que podem ser ganhadoras no Concurso Publicação Solidária IV

Próximo de uma semana que a quarta edição do concurso organizado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) “Publicação Solidária” entrou em sua fase final, os três textos finalistas são ‘No somos estadísticas, somos personas’, de Juliana Patricia Marín da Colômbia, ‘La vida puede ser bella’, de Ana Elisa Martínez da Guatemala, e ‘A doação do tempo em tempos de amargura’, escrito pela brasileira Natalí do Oliveira Alencar. Você pode votar nas finalistas até o dia 16 de janeiro nesta página, dando o ‘Like’. A ganhadora vai poder doar 1.000 euros a uma ONG de sua escolha, enquanto que a segunda classificada vai poder fazer o mesmo com um prêmio de 500 euros.

‘No somos estadísticas, somos personas’

O texto de Juliana Patricia Marín conta a história da Associação Cristã de Jovens YMCA (YMCA-ACJ), uma ONG em que Marín foi voluntária durante mais de quatro anos, e que se dedica no ensino do inglês, mediante diversas brincadeiras e atividades para crianças de áreas desfavorecidas da Armênia, na região colombiana de Quindío. Mediante essas atividades YMCA-ACJ a ONG, também, dedica-se em transmitir valores e princípios que ajudem às crianças no futuro. Atualmente, a ONG lamenta não poder ter mais recursos, pois como explica Marín em seu texto, carecem até mesmo de um centro próprio em que possam realizar suas atividades.

‘La vida puede ser bella’

O texto da finalista guatemalteca, também, nos fala de uma ONG que deseja ajudar crianças desfavorecidas e proporcionar para elas um ambiente melhor para que possam receber educação e crescer, trata-se da Associação A Aliança, que além disso luta contra a exploração infantil, o tráfico de pessoas e a violência sexual. Esta ONG, também, oferece apoio psicológico, uma alimentação saudável e educação a menores.

‘A doação do tempo em tempos de amargura’

O texto do Natalí de Oliveira fala sobre a ONG Como vai você? (CVV), uma associação que busca reduzir o número de suicídios no Brasil, um país em que morrem 32 pessoas por dia por essa causa. O CVV tem como ponto de partida as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que afirmam que nove de cada dez desses suicídios poderiam ser evitados, por isso, a ONG procura ajudar e dar apoio psicológico às pessoas que se encontram em uma situação de desespero.

Você pode votar em sua favorita, entre as três finalistas, até o próximo dia 16 de janeiro às 23h59 (horário da Espanha).