Opiniões FUNIBER: Napoleón Brito: “Senti-me muito apoiado pela FUNIBER em todos os momentos”

Opiniões FUNIBER: Napoleón Brito: “Senti-me muito apoiado pela FUNIBER em todos os momentos”

O aluno costarriquenho Napoleón Brito Alegre procurava continuar formando-se para poder melhorar seu desempenho no trabalho como Gerente da consultoria Alegre & Bravo, e com essa finalidade cursou o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação. A experiência estudando a distância com bolsa pela FUNIBER foi extremamente satisfatória, por isso decidiu cursar o Doutorado em Projetos.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Encontrei informação sobre a FUNIBER na Internet. Queria estudar um Mestrado para obter uma formação que me ajudasse a desempenhar com mais eficácia as tarefas de gestão que meu posto de Gerente exigia para exercer. Estando em plena busca, encontrei informação também sobre a sede da FUNIBER na Costa Rica e vi que as formações que patrocina a Fundação ajustavam-se ao que procurava.

O que fez você optar pela FUNIBER?

Houve vários elementos importantes que fizeram que eu me interessasse pelo Mestrado patrocinado pela FUNIBER; a ampla rede de universidades com a qual colabora, o enorme impacto social que obtém a Fundação com sedes em quatro moderados e, também, a oportunidade de obter uma bolsista de estudos, o que me permitiu costear o Mestrado.

Como foi sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiado e apoiado em seus estudos?

Durante os dois anos e meio que estudei o mestrado, sempre me senti muito apoiado pelo corpo docente, e também pelo administrativo da FUNIBER Costa Rica, cujos membros me ajudaram muito e foram muito atentos comigo.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Estudar a distância foi interessante, em particular porque me permite desenvolver habilidades como a disciplina e o ser autodidata e mais proativo quando estudo. A vantagem que considero mais relevante é poder estudar em meu tempo livre, o que me permite também continuar trabalhando. Eu levantava cedo para estudar, logo ia trabalhar e ao voltar para casa continuava estudando, foi muito agradável, a verdade. A etapa mais difícil foi sem dúvida o Projeto Final, embora isso me motivou muito a pesquisar e me permitiu adquirir habilidades para localizar e solucionar problemas.

A formação que você cursou e seus professores com as expectativas que tinha?

Sim, o conteúdo das disciplinas e o pessoal docente atenderam às expectativas. Estou muito feliz de ter estudado o Mestrado e também muito agradecido a todos os professores, em particular aos tutores de meu Projeto Final, pois tiveram um papel fundamental para que eu pudesse aproveitar ao máximo meus estudos.

O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Poderia destacar muitas coisas; a atenção que sempre recebi dos membros da FUNIBER Costa Rica, que me resultou muito agradável e me proporcionou um apoio emocional importante. Também destacaria a próxima relação com os professores, o que facilita o diálogo em todas as situações e resulta de muita ajuda em casos de formação a distância.

Pôde aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, embora seja algo que eu propus realizar. Cada disciplina que passava, propunha-me pô-la em prática para interiorizar e consolidar mecanismos e conhecimento. Isso me ajudou a ganhar confiança e a me sentir mais seguro para aplicar o aprendido em minha atividade profissional.

Espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Estudar o Mestrado permitiu-me entrar no programa de Doutorado em Projetos, no qual estou desenvolvendo minha linha de pesquisa “A Transformação Digital”. Meu projeto de pesquisa consiste em analisar os sistemas de exportação de diversos países da América Latina e em elaborar um modelo que se ajuste a cada país.

O horizonte profissional mais próximo que contemplo é a finalização do Doutorado, titulado pela UNINI México, e espero poder continuar pesquisando para melhorar esses modelos de exportação quando concluir, para ajudar a reduzir a desigualdade social.

Você recomendaria estudar os programas patrocinados pela FUNIBER para algum amigo ou familiar?

É claro que sim, já que os programas de mestrado e de doutorado que a FUNIBER patrocina são de grande nível e permitem aos estudantes melhorar e evoluir em um preço muito razoável, sem ter que abandonar sua atividade profissional.