São realizadas as primeiras práticas virtuais do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional

São realizadas as primeiras práticas virtuais do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional

O Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional que a FUNIBER patrocina é uma formação que, como explicou sua diretora acadêmica, Vanessa Yélamos, oferece aos estudantes diversas oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em diversos formatos, um deles consiste em uma série de sessões práticas virtuais, a primeira das quais ocorreu no passado 24 de maio.

Estas práticas virtuais são realizadas a cada 3 meses, aproximadamente, e contarão com um tutor, que nesta ocasião foi a própria Vanessa Yélamos, e pelo menos 8 estudantes. Em cada uma destas práticas, um dos alunos atuará como coach em um caso prático no qual outro estudante atuará de cliente ou coachee, com uns objetivos determinados que irão variar em função do estudante e seu nível de experiência. Cada sessão estará centrada em diferentes competências e fases do processo de Coaching.

Os exercícios virtuais procuram colocar em prática a teoria que os alunos vão estudando ao longo do Mestrado, e também estimular a aprendizagem coletiva, já que os papéis de coach e coachee giram ao longo da sessão, com o qual todos os estudantes presentes aprendem de primeira mão e também podem analisar o trabalho de seus colegas e podem oferecer feedback.

Os estudantes se mostraram muito satisfeitos com esta primeira sessão prática virtual:

  • Claudia Quezada, do Chile, que declarou “o que mais avalia da prática é a possibilidade de colocar em ação os conhecimentos aprendidos nas disciplinas, interagir com os demais dos meus colegas e, sobretudo, poder aprender de pessoas mais especialistas e com mais conhecimento e prática, como a professora Vanessa”.

  • Esther Mercado, do Uruguai, disse que “o que mais valoriza é poder validar as dúvidas e dispor de uma professora que, a partir de sua grande experiência e conhecimento, se presta pacientemente para esclarecer, o que ajuda a melhorar a cada dia”

  • A estudante colombiana Silvia Martínez se expressou em termos similares: “o que mais avalia é poder praticar e ter a oportunidade de me equivocar e ser consciente de minhas áreas para melhorar para poder crescer mais e seguir aprendendo”.

  • “O que mais valorizo da prática realizada é o poder discutir e esclarecer dúvidas sobre a aplicação da teoria, o que enriquece muito a todos os participantes. Também valorizo a possibilidade de aproveitar a experiência da professora e dos colegas, é o único espaço real no qual podemos contrastar e enriquecer as diferentes interpretações, já que nos outros espaços cada participante está em um nível diferente da formação”, afirmou María Eufenia Luckert, da República Dominicana.

Os alunos do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional também deverão, como tarefa em uma das disciplinas, encontrar de 3 a 5 pessoas de seu entorno para realizar uma série de práticas exigidas pela International Coach Federation (ICF).

Os estudantes que tomam parte nas práticas virtuais terão a oportunidade de avaliar as sessões, ao final de cada uma delas, mediante pesquisa, nas que os alunos poderão também contribuir com sugestões para melhorar a seguinte prática, ou adaptá-la a suas necessidades de formação.