Opinião de María Rojas, aluna da Especialização em Coaching, bolsista pela FUNIBER

Opinião de María Rojas, aluna da Especialização em Coaching, bolsista pela FUNIBER

María de los Ángeles Rojas é uma aluna da Costa Rica que cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Curso de especialização em Coaching com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

María destaca a dedicação e profissionalismo da orientadora e da equipe que a atendeu. Também menciona a metodologia de estudo on-line, descrevendo-a como uma experiência enriquecedora e motivadora.

Como soubre da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Soube por uma publicação em um jornal do meu país (Costa Rica), no qual é oferecida informação sobre especialidades de diferentes campos. O Coaching era um deles.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

Me decidi quando me informei sobre os conteúdos do programa, e estive em contato com a qualidade humana dos colaboradores da FUNIBER. O excelente atendimento ao cliente, e a possibilidade de acessar a uma bolsa parcial me incentivou e me reforçou a motivação com a qual já contava.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiada e respaldada em seus estudos?

Minha experiência foi sumamente satisfatória. Me senti muito respaldada e acompanhada a todo momento, tanto pelos professores, o pessoal administrativo, como pela equipe de suporte técnico. Finalmente, quero destacar a dedicação e profissionalismo da orientadora , Pérez Pérez.

Como foi a experiência de estudar a distância? Que vantagens e problemas você acha que este sistema possui? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

Minha experiência estudando a distância foi muito inovadora e exigente. Antes de iniciar meus estudos com a FUNIBER, preferia as aulas presenciais, já que gosto de participar nelas, perguntar e aprender com a interação com os alunos e professores. Estudar a distância significou para mim sair do estabelecido e enriquecer-me dos novos processos, ao sair da zona de conforto.  Nesta nova modalidade, descobri que através dos debates, podia fazer algo parecido ao que antes fazia na sala. Me adaptei facilmente e isso me renovou espiritual e cognitivamente.

Em relação se foi difícil terminar meus estudos, eu não diria que foi. Gostei e aprendi muito no processo. Aprendi em cada um dos obstáculos que teve que superar, já que graças a estes, me sintonizei com a força de minha vontade e isso me ajudou durante o processo a avançar e a finalizar a dissertação. No entanto, o que achei difícil foi encontrar uma empresa no setor de dispositivos médicos que estivesse interessada em apoiar pesquisas e que valorizasse a oportunidade de contar com as contribuições, do ponto de vista do Coaching, que poderiam enriquecê-las, razão pela qual terminei seis meses depois do projeto.  Deve-se notar que, quando encontrei a empresa, consegui desenvolver um programa de desenvolvimento pessoal em meu estágio que fortaleceria as habilidades e competências dos trabalhadores da indústria médica.

As expectativas de formação e dos professores que você tinha foram cumpridas?

Sim, eles satisfizeram minhas expectativas, totalmente.

O que você destacaria da sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Eu destacaria o nível profissional, o comprometimento e a atitude de todas as pessoas com as quais tive a oportunidade de interagir com o FUNIBER. Além disso, a qualidade dos materiais é ótima, tanto no nível da plataforma quanto nos materiais impressos. Eu também aprecio e aprecio muito a rapidez e a eficiência com que minhas dúvidas e solicitações administrativas foram respondidas, o que contribuiu para que eu finalmente fosse autorizado a fazer meu estágio.’

Você foi capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos com o treinamento patrocinado pela FUNIBER? Sim, claro. Atualmente, duas instituições estaduais e duas empresas do setor médico estão analisando minha proposta para melhorar as equipes de trabalho e implementar comunicação assertiva como parte de um programa para fortalecer as habilidades e capacidades para melhorar o desenvolvimento pessoal.  Estamos na segunda semana do ano e espero começar este projeto em breve.

Você espera que a formação obtida pela FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Certamente. Nos meus novos projetos, espero trabalhar como coach e contribuir para o desenvolvimento do potencial das pessoas. No passado, como sociólogo, já trabalhei com grupos vulneráveis ​​e patologias da sociedade. Como parte dos novos horizontes, planejo agora, como coach, trabalhar com as pessoas para ajudá-las a alcançar seus objetivos. Sinto-me muito animado, comprometido e grato com essa oportunidade. Assumo essa nova experiência com grande responsabilidade e compromisso.  Espero beneficiar outras pessoas com parte do que aprendi no processo.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?

Sim, já compartilhei a experiência com alguns amigos e familiares. Além disso, forneci a eles material impresso que me foi fornecido nos escritórios da FUNIBER. Fiquei feliz em saber que uma amiga está interessada no curso de nutrição e outra na pós-graduação na área ambiental.

Como você avalia o recebimento dos conteúdos da formação em formato físico, além de poder consultá-los on-line? Os materiais impressos foram úteis?

Para mim, foi muito útil receber os materiais impressos,  já que, segundo meu estilo de aprendizagem, é mais fácil ler em formato impresso, e fica mais possível contar com sessões de leitura mais prolongadas que em formato virtual.

Você acha uma vantagem que a FUNIBER tenha sede física em seu país?

Sim, é uma grande vantagem, já que representa um apoio físico à alternativa virtual. A sede física é o complemento à proposta on-line, porquê tive com um lugar para encontrar o apoio de pessoas empáticas que me ajudaram quando necessitei da documentação necessária que me certificava como estudante da FUNIBER durante o processo de aprovação do estágio.

Se você deseja ampliar seus estudos como Arturo e optar por uma bolsa para cursar mestrados, especializações ou doutorados com titulação universitária, informe-se em: