Entrevista com Paula Araceli Diez, estudante argentina com bolsa FUNIBER

Entrevista com Paula Araceli Diez, estudante argentina com bolsa FUNIBER

A aluna argentina Paula Araceli Diez estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Paula Araceli, que trabalha como professora de inglês em uma escola secundária de seu país, conheceu a atividade da FUNIBER através de colegas de trabalho. A estudante recomenda os programas universitários patrocinados pela Fundação àqueles que desejam combinar a vida profissional com a vida acadêmica.

Apesar de ser sua primeira experiência com o ensino à distância, a estudante conta que se sentiu “confortável” durante esse processo. A possibilidade de estudar de qualquer lugar é uma das principais vantagens dessa modalidade, de acordo com Paula Araceli.

Quanto à sua profissão, a pandemia do coronavírus desencadeou a transição para um modelo de ensino virtual que apresentou um novo desafio em seu trabalho: “nós, professores, tivemos que nos adaptar a uma maneira diferente de trabalhar, na qual encontramos várias dificuldades, tais como estudantes sem conexão à internet ou sem dispositivos eletrônicos”.

Leia a entrevista completa a seguir:

 

O que a levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

Uma das razões pelas quais decidi estudar com a FUNIBER é o fato de conhecer professoras da universidade que já haviam cursado o mesmo mestrado, e quando lhes perguntei sobre sua experiência, falaram muito bem a respeito. Optei também por estudar com a FUNIBER, porque não há propostas acadêmicas como a que eu procurava em minha província.

 

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

Gostaria de destacar a excelente organização em termos de conteúdo e modalidade do curso, a seleção do material bibliográfico (que foi atualizado e pertinente a cada tema de trabalho), a oportunidade de trocar ideias e experiências com estudantes de outros países, e, naturalmente, o profissionalismo dos professores e sua disposição para esclarecer dúvidas ou responder perguntas.

 

Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Para dizer-lhe a verdade, foi a primeira vez que estudei a distância e me senti muito à vontade. No início, tive um pouco de dificuldade para organizar minha agenda, pois trabalhava em três instituições diferentes, de segunda a sexta-feira. Uma vez que consegui organizar minha agenda de estudos, consegui acompanhar todas as disciplinas, o que foi um grande feito pessoal. A maior vantagem é que poder estudas do conforto de casa, sem precisar se deslocar para outro lugar. Outra vantagem é a possibilidade de solicitar uma bolsa de estudos, o que torna o custeio do curso muito acessível.

 

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Pessoalmente, como professora, considero que graças à formação obtida através da FUNIBER, tenho mais ferramentas para desenvolver em meu trabalho, o que constitui um grande crescimento como profissional. Penso que este mestrado pode ajudar os formandos a conseguir melhores oportunidades de trabalho, uma vez que todo o conhecimento e os estudos de pós-graduação contribuem para melhorar nosso perfil profissional.

 

Como professora de inglês, quais são as maiores dificuldades de aprendizagem que percebe em seus alunos?

Na minha opinião, ensinar inglês através da internet tem sido o maior desafio do ano. Nós, professores, tivemos que nos adaptar a uma maneira diferente de trabalhar, na qual encontramos várias dificuldades, tais como estudantes sem conexão à internet ou sem dispositivos eletrônicos.

Entretanto, além de todos os obstáculos, creio que conseguimos modificar nossas aulas e atividades pensando nas necessidades de nossos alunos e dando o melhor de cada um. Penso que, a partir dessa situação, um grande problema que vamos enfrentar no futuro será a diferença de conhecimentos de inglês entre aqueles estudantes que foram capazes de se conectar e entregar todo o trabalho designado e aqueles que não se conectaram e não foram capazes de acompanhar as aulas.

 

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Paula Araceli, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: