Entrevista: Antonio Pantoja destaca a formação continuada como valor social

Entrevista: Antonio Pantoja destaca a formação continuada como valor social

A educação, além de uma necessidade individual para o crescimento pessoal, é uma exigência de uma sociedade multicultural e tecnológica, que requer especialistas para tentar atender suas demandas.

Antonio Pantoja, diretor do Mestrado e do Doutorado em Educação da FUNIBER e Professor da Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Porto Rico), faz uma avaliação sobre a formação continuada e suas exigências na atualidade: “os estudos de graduação proporcionam aos estudantes uma formação básica para desempenhar a profissão escolhida, mas são realmente os estudos de pós-graduação os que permitem uma verdadeira especialização em um campo específico”.

O mercado de trabalho exige uma formação ampla e estruturada, pensada de forma estratégica. “Escolher o mestrado e a instituição adequados é muito importante para obter os conhecimentos necessários para se especializar em uma área específica e assim aumentar as opções de melhoria profissional. Na sequência, poderiam ser iniciados estudos de doutorado, que levarão o estudante à obtenção do título de doutor. O mundo empresarial cada vez requer mais doutores”,afirma.

Pantoja tem uma longa experiência profissional, foi diretor durante 9 anos do colégio “Miguel de Cervantes” de Lopera, em Jaén (Espanha). Tem também uma trajetória em docência que passa por todos os níveis de educação infantil, Primária e Primeiro Ciclo de Educação Secundária Obrigatória. Com esta experiência, aprendeu o valor da educação: “Todo professor deveria começar a docência na Educação Infantil. É uma experiência marcante e que nos faz ver as coisas como são, a complexidade e a beleza do ato de educar o ser humano e compreender as diferenças e semelhanças que possuímos”.

Na área acadêmica, Pantoja é doutor em Ciências da Educação pela UNED, com Prêmio Extraordinário de Doutorado em 1997. Atualmente, é professor titular na Universidade de Jaén, responsável pelo grupo de pesquisa IDEO (HUM 660), e coordenador da Rede Internacional e-Culturas que obteve o prêmio Bandeira de Andaluzia em 2009. Além disso, dirige a revista científica eletrônica REID (http://www.revistareid.net).

Sua experiência investigativa lhe rendeu diversos estudos subvencionados, com diferentes perspectivas e metodologias.

Ao desenhar a pós-graduação em Educação da FUNIBER, com base em tanto conhecimento e experiência, Pantoja propôs uma formação comprometida com a sociedade. “O mestrado e o doutorado devem ter uma ampla base epistemológica, pedagógica e social, com matérias e linhas de pesquisa que promovam respostas inovadoras às demandas mais urgentes e necessárias do contexto educacional – formal e não formal. Isto oferece aos discentes uma formação exigente e, ao mesmo tempo, muito próxima aos problemas reais da sociedade” explica.

Foto: Direitos reservados por Jordi Carrete/FUNIBER

Nota: o professor Antonio Pantoja participa da rede universitária com a qual colabora FUNIBER.