Diretora do Doutorado em Saúde Pública fala com detalhes sobre as características deste novo programa

Diretora do Doutorado em Saúde Pública fala com detalhes sobre as características deste novo programa

Nelly Orozco, diretora do novo programa de Doutorado em Saúde Pública, descreve os aspectos mais importantes deste novo programa, patrocinado pela FUNIBER com titulação pela Universidade Internacional do México (Unini México), que vai começar a ser ministrada a partir de 15 Agosto de 2019.

O programa de Doutoramento em Saúde Pública visa formar pesquisadores no campo da saúde pública, a fim de serem capazes de contribuir para a geração e disseminação de conhecimentos, tecnologias e metodologias estratégicas.

Nesta entrevista, Nelly Orozco detalha aspectos relacionados aos objetivos e estrutura do programa. Também lembra aos interessados em cursar o doutorado que “o que leva tempo e dedicação, no entanto, é muito gratificante para obter o mais alto grau acadêmico em uma das áreas mais emblemáticas de conhecimento, como é a saúde.”

 

  • Quais são os objetivos do novo Doutorado em Saúde Pública?

O objetivo principal deste doutorado é formar profissionais com um perfil de pesquisa em grandes áreas do conhecimento da saúde pública, por meio da especialização nos diversos procedimentos e técnicas de investigação aplicáveis ​​para o campo, com a finalidade de projetar, implementar e avaliar tais propostas críticas que garantam a saúde da população. Além disso, existem algumas metas específicas, tais como: Dominar a base metodológica-processual e pesquisa para a saúde pública, com ênfase em atividades que apoiam o desenvolvimento de projetos e pesquisas neste campo; realizar uma análise sistemática e crítica da literatura relacionada à pesquisa a ser realizada no âmbito da saúde pública; promover a aplicação clínica e prática dos resultados da pesquisa realizada para ajudar a garantir a saúde da população; Aplicar novos conhecimentos, ferramentas e tecnologias de diferentes ramos e integrar seu uso em pesquisas e projetos dentro da área de saúde pública; e contribuir para o conhecimento científico por meio da publicação de pesquisas e da formação de novos especialistas em saúde comunitária.

 

  • Como o programa de estudos é estruturado?

São 48 meses no total. O Doutorado em Saúde Pública consiste em 90 créditos a serem realizados durante cinco anos acadêmicos. Todas as disciplinas dos diferentes módulos são obrigatórias. Durante o primeiro semestre, os alunos completarão o módulo Cursos Gerais de Pesquisa (15 créditos). Durante o segundo e terceiro semestre os alunos completarão o módulo específico de Saúde Pública (24 créditos). Durante o quarto e quinto semestre, os alunos devem completar a Fase III da pesquisa (21 créditos). Finalmente, o sexto, sétimo e oitavo semestres, os alunos irão abordar a Fase IV da Tese de Doutorado (30 créditos).

 

  • Quais linhas de pesquisa os estudantes de doutorado escolhem e quais são suas características?

No desenvolvimento da Tese de Doutorado, o aluno pode realizar o seu trabalho nas seguintes áreas de pesquisa, que abrangem os conhecimentos adquiridos no programa:

Saúde ocupacional (Medicina do trabalho, Prevenção de riscos laborais, Toxicologia ocupacional); Saúde ambiental (Toxicologia ambiental e saúde pública; Água, saneamento e higiene); Saúde e doença (Zoonoses, doenças transmissíveis, Doenças não transmissíveis, Nutrição comunitária); sistemas de saúde (política de saúde e legislação, economia e gestão da saúde pública, design, implementação e avaliação de programas de saúde, marketing e comunicação em saúde pública) planejamento, política e; Ciências sociais e saúde pública (População e saúde, Gênero e saúde, Saúde mental e violência); Epidemiologia (Epidemiologia Clínica, Epidemiologia Ambiental, Epidemiologia Ocupacional). 

 

  • Qual a diferença entre este programa e outros similares já existentes no mercado?

O programa é avalizado pela Secretaria da Educação no México, é totalmente on-line, o que permite que os alunos trabalhem e estudem ao mesmo tempo. Os problemas de incompatibilidade de horários e deslocamentos são eliminados. Existe um acompanhamento sistemático dos estudos por meio do campus, o que permite adequar o ritmo de estudo aos interesses e à vida cotidiana (pessoal, familiar, profissional) de cada aluno, e a aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira direta no âmbito laboral a partir do momento que iniciam.

 

  • A que tipo de profissionais será destinado?

O programa de Doutorado em Saúde Pública destina-se a estudantes com graduação e mestrado em uma das seguintes áreas: Ciências da Vida (medicina, enfermagem, biologia, medicina veterinária, nutrição …); Ciências Ambientais; Estatística; Economia; Sociologia; Química Farmácia; outros estudantes com formação universitária em carreiras não relacionadas que buscam formação especializada em pesquisa em Saúde Pública.

 

  • Por que é importante que os profissionais que não se dedicam ao ensino possam fazer um doutorado?

O doutorado tem como objetivo criar especialistas em 4 áreas que são importantes para os cuidados de saúde internacionais. Independentemente de se dedicarem ao ensino ou não, esta formação lhes permitirá aprofundar em aspectos básicos, que são divididos em 4 áreas:

1º Pesquisa em Saúde: Uma profunda imersão nas metodologias de pesquisa mais relevantes na área da saúde. Para o projeto correto dos procedimentos de pesquisa em saúde pública e, por sua vez, a transferência de resultados para a população.

2º Ciências Sociais: Profundar a importância dos determinantes sociais da saúde.

3º Projeto e avaliação de programas: Aprofundar o projeto e avaliação de programas de saúde pública.

4º Gestão e Políticas Públicas de Saúde: Este grupo de especialistas centralizou as aulas relacionadas às políticas globais de saúde e gestão de saúde pública, de uma perspectiva internacional.   

 

  • Quais recomendações você daria aos profissionais que desejam iniciar seu doutorado em saúde pública?

Ao iniciar uma formação on-line, precisamos reconhecer nossos pontos fortes e limitações. Devemos lembrar que exige tempo e dedicação, pois o conhecimento é adquirido de forma autodidata. No entanto, é uma grande satisfação obter o máximo grau acadêmico em uma das áreas mais emblemáticas do conhecimento, como a saúde.

É importante lembrar que, como profissionais da saúde, devemos estar atualizados e obter as tendências atuais para a tomada de decisões clínicas. Claro, isso deve ser por meio da pesquisa. Em Saúde Pública, sempre será necessário dominar as ferramentas de liderança, gestão e comunicação efetiva das equipes de trabalho com uma base sólida de ética e humanismo.

 

Mais Informações: Doctorado en Salud Pública