Conheça a professora Inna Alexeeva, diretora do projeto FINANCEn_LAB

Conheça a professora Inna Alexeeva, diretora do projeto FINANCEn_LAB

A Dra. (c) Inna Alexeeva conta sobre sua experiência como professora de finanças, e como esta trajetória alimentou sua proposta para o projeto internacional no qual participa a FUNIBER, FINANCEn_LAB.

Como professora de Cultura Empresarial na Universidade Europeia do Atlântico e doutoranda em Administração de Empresas, entre outras realizações, Inna Alexeeva é bem versada no campo da gestão financeira. 

Quanto à sua formação, ela estudou Pedagogia e Administração de Empresas Internacionais. Alexeeva também está atualmente trabalhando em sua tese de doutorado, sobre empreendedorismo com foco em habilidades diagnósticas e propostas de programas de aprendizagem para estudantes. Ela já aplicou estes conhecimentos em um projeto europeu anterior chamado SUCCEED, em que se concentrou na educação financeira para o empreendedorismo e no desenvolvimento de uma abordagem teórica sobre o tema.

 

Além disso, na Universidade Europeia do Atlântico, Alexeeva prepara em suas aulas os seus alunos para o sucesso no mundo dos negócios. Esta experiência lhe mostrou como existe uma falta de alfabetização financeira e certa rejeição geral ao assunto entre a atual geração de estudantes.

 

“A educação básica não os prepara para isso”, comentou Alexeeva. “Esta rejeição que observei na universidade é porque eles não estão cientes disso. Não estão acostumados com o conhecimento básico e a compreensão do financiamento”.   

 

A professora acha que seus alunos frequentemente acreditam que temas financeiros são muito complexos e específicos. Eles sentem que não precisam realmente de experiência nesta área, pois podem simplesmente contratar especialistas para tomar as decisões financeiras para seus negócios futuros. No entanto, esta não é a realidade, pois os empresários devem ser os responsáveis pelo processo de decisão nesta área.  

 

Além disso, Alexeeva expressa a importância desta formação para fornecer conhecimentos básicos às pessoas em todas as áreas, inclusive fora dos negócios. Ela organiza, portanto, oficinas na escola com profissionais para discutir uma variedade de treinamentos empresariais. 

 

Nas aulas, a professora dedica pelo menos três sessões a temas financeiros, a fim de permitir aos estudantes da universidade conseguir avaliar situações relacionadas às gestões das finanças. Participam nelas aulas, estudantes de diversas origens que demonstram sua necessidade por esses conhecimentos básicos, pois muitas vezes não receberam esta formação em outros cursos.

 

“O verdadeiro objetivo é que as pessoas entendam que esta é uma parte real de nossas vidas e que precisamos deste conhecimento para tomar as decisões corretas para nossas finanças pessoais e comerciais”, explica ela. Alexeeva: “Eu chamo de ‘finanças para não especialistas’”.  

 

 

Além dessas oficinas, a Dra. (c) Alexeeva acredita que há poucas oportunidades para os estudantes realmente praticarem as decisões financeiras a fim de poderem descobrir suas próprias soluções. Foi esta realização que levou Alexeeva a propor a ideia do que se tornou o projeto internacional FINANCEn_LAB, que conta atualmente com suporte financeiro do programa Erasmus+, da União Europeia . Ela apresentou esta ideia à FUNIBER no final de 2019 e finalmente recebeu a aprovação e o apoio de vários parceiros internacionais, em meados de 2020. 

 

O objetivo deste projeto é melhorar a alfabetização financeira dos estudantes, apresentando estudos de caso de vários setores e empresas. Num futuro próximo, o estudante poderá usar um simulador digital, criado durante o projeto, para colocar várias soluções em prática. Os participantes podem avaliar suas decisões financeiras e fazer ajustes para descobrir as soluções mais eficientes. 

 

Em paralelo, explica Alexeeva, os instrutores podem acompanhar o trabalho dos alunos através do programa e fornecer assistência. Os especialistas financeiros também incluirão as informações necessárias para essas decisões financeiras. 

Os participantes serão beneficiados a médio e longo prazo, pois sua motivação e envolvimento aumentarão nesta área. Através de um processo de tentativa e erro, eles serão capazes de aprender soluções lógicas e depois usar essas habilidades para situações da vida real. 

 

A Dra.(c) Alexeeva está trabalhando especificamente na parte tecnológica do programa no momento. Como gerente do projeto, está trabalhando com o Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria (CITICAN) para garantir que todas as configurações estejam em vigor para lançar os primeiros estudos de caso para testes em janeiro de 2022.

 

Para saber mais sobre o projeto FINANCEn_LAB, visite o site