Tudo pronto para o início da Copa do Mundo do Brasil 2014 e o Funimundial

Tudo pronto para o início da Copa do Mundo do Brasil 2014 e o Funimundial

As equipes selecionadas já estão treinando no Brasil, à espera do pontapé inicial que dará início à Copa Mundial de Futebol. A temperatura deste torneio mundial continua subindo e a Funiber também se soma à festa do esporte. Celebramos a Copa do Mundo de Futebol com todos os nossos alunos e ex-alunos, oferecendo a oportunidade de desfrutar desta festa esportiva e de ganhar um tablet e uma bolsa de estudos de 80%.

Este será nosso FuniMundial, um concurso muito interessante em que se combinam disciplinas como Tecnologia, Ambiente, Esporte, Negócios, entre outras. Alunos e ex-alunos da Funiber terão a oportunidade de analisar muitos detalhes desta festa esportiva a partir do ponto de vista de suas respectivas especialidades, participando com um trabalho original e criativo.

Os estudantes que participarem devem entregar um trabalho, que pode ser uma reportagem, um vídeo, um infográfico, um banner, um ensaio fotográfico, etc., com uma temática relacionada à Copa do Mundo de Futebol e a alguma das áreas de conhecimento nas quais a Funiber atua. Toda a informação sobre o concurso e a publicação dos trabalhos serão geridas a partir o blog www.estudiarenfuniber.com.

Os temas a serem abordados pelos estudantes são amplos e variados e pertencem a áreas como: Tecnologia, Projetos, Esporte, Negócios, Saúde e Nutrição, Ambiente e Gerontología. A seguir, são apresentadas algumas notícias que foram divulgadas em relação à festa da Copa do Mundo e que podem servir como inspiração para desenvolver um trabalho para o FuniMundial.

O mundo da festa pelo esporte

  • A tecnologia alia-se ao esporte neste mundial. Um menino paralítico terá a possibilidade de dar o chute simbólico no jogo inaugural graças a uma estrutura robótica que se adere a seu corpo, permitindo que ele ande e dê o pontapé inicial da Copa. Este traje robótico lê suas ondas cerebrais e traduz os sinais em movimentos coordenados que lhe permitirão participar como convidado especial desta festa do esporte.
  • Na área da saúde será evidente que a obesidade é uma pandemia que deve gerar preocupação. Foram modificadas aproximadamente 1.500 poltronas que medirão o dobro das poltronas tradicionais a fim de atender as pessoas que sofrem de obesidade. Considerações como esta não foram registradas em copas anteriores. Que estratégia pode ser apresentada para fazer com que pessoas obesas que gostam de futebol se envolvam em uma rotina de exercícios regular?
  • No Japão, a Sony apresentará uma nova tecnologia de alta definição, com resolução 4K (8 milhões de pixels). Neste país, os fanáticos por futebol poderão ver as partidas com uma definição que é quatro vezes superior à atual televisão de alta definição.
  • A preocupação com o ambiente não fica fora desta Copa Mundial.  O tatu-bola-da-caatinga, que foi a inspiração para a criação do mascote da Copa enfrenta atualmente uma possível extinção se as organizações brasileiras não agirem rapidamente. Por outro lado, preocupa a falta de transparência em relação aos dados sobre a poluição ambiental que as autoridades brasileiras deveriam apresentar, tendo em conta os trabalhos realizados na construção ou renovação de 12 estádios. Tampouco foram apresentadas as estimativas da poluição que poderia ser gerada como resultado da movimentação de turistas e da população local. Será esta maior do que a quantidade de poluição gerada durante a Copa do Mundo na África do Sul em 2016? A FIFA estima que a Copa vai gerar 2.72 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono e os especialistas não entram em um consenso sobre o tema.
  • A alimentação e a nutrição de turistas e esportistas desta Copa também são temas de interesse para os especialistas. Especialistas em nutrição apresentaram recomendações para manter uma alimentação saudável, enquanto a FIFA divulgou um manual completo que fornece orientações sobre alimentação e treinamento para jogadores de futebol. Qual é a melhor opção para o café da manhã de um esportista? Quando e quanto beber para se hidratar? Essas são algumas das questões que são mostradas no documento preparado pela FIFA.

As inscrições para participar do concurso do FuniMundial abrem agora em 12 de junho. Consulte as regras em: http://www.estudarnafuniber.com/regras-do-concurso