Será uma Copa do Mundo muito cara

Será uma Copa do Mundo muito cara

Poucos dias antes de iniciar o mundial de futebol, o governo do Brasil anunciou que atingiriam a meta de atender mais de 600 mil turistas estrangeiros, além de administrar a movimentação de 3,1 milhões de turistas brasileiros que percorrerão as 12 cidades sede da festa do esporte rei. No entanto, o custo assumido pelo governo do Brasil para atender os turistas fez desta festa do futebol a mais cara da história, segundo apontam alguns meios de comunicação. Este poderia ser um tema interessante a ser desenvolvido para o concurso do FuniMundial. A seguir, apresentamos alguns dados a respeito.

O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de Futebol em 2007, um ano antes da crise econômica mundial. Quando foi eleito, o governo brasileiro se comprometeu a oferecer 12 estádios e os serviços e transporte necessários para atender os visitantes. O relatório estimativo apresentado pelo Brasil indicava que para a construção ou remodelação dos estádios seria necessário um investimento de 1,1 bilhões de dólares.

O diário esportivo Depor.pe informa que o custo do mundial já estaria em cerca de 13,5 bilhões de dólares, de acordo com as cifras oficiais, mas os sobrecustos das obras de infraestrutura poderiam elevar o investimento acima dos 20 bilhões de dólares. O diário El Comercio informa que a renda do turismo poderia chegar a 11 bilhões de dólares.

Deve-se considerar que Alemanha em 2006 investiu 2,2 bilhões de dólares como anfitriã da Copa do Mundo, enquanto que no mundial de Coreia-Japão, de 2002, ambos os países investiram conjuntamente 4,5 bilhões de dólares. Estima-se que Brasil investiu mais de 400 milhões de dólares em 12 estádios, enquanto que os países que realizaram os mundiais anteriores gastaram menos da metade.

Outro ponto importante a considerar é que a FIFA ficará com 95% da renda bruta gerada no mundial. Estima-se arrecadar neste evento esportivo um faturamento de 4,9 bilhões de dólares. O governo do Brasil obteria, portanto, 5% da renda gerada com o mundial, além da renda obtida com estadia e transporte dos visitantes.

O setor de turismo investiu 90 milhões para a construção de novos Centros de Atenção ao Turista, aumentando a sinalização e melhorando a acessibilidade aos locais onde serão realizadas as partidas. Para reformar a infraestrutura de aeroportos, foram investidos mais de 2,835 milhões de dólares.

Desconfiança

O enorme investimento destinado ao mundial não foi bem visto pela população, pois o governo gastou tanto em um evento esportivo enquanto milhares de cidadãos não têm nem mesmo acesso a serviços básicos como saúde e educação. Alguns ativistas sociais calcularam que com parte do investimento destinado ao futebol podiam ser construídas quase 2.200 escolas.

Muitas greves e protestos foram realizados nas semanas que precederam o início do torneio. Os distúrbios custaram a vida de algumas pessoas nas ruas do Rio de Janeiro, mas após o início da Copa do Mundo uma aparente calma retornou ao país.

Rio Surreal

O aumento de preços atingiu a população local no Brasil, e o impacto foi tamanho que foi criada uma página no Facebook para denunciar o aumento abusivo de preços. A página rapidamente superou os 200 mil seguidores (https://www.facebook.com/riosurreal). Nesta página a população se queixa, com certo humor, da pressão econômica que está sendo gerada pela festa do futebol.

Brasil em risco

O governo do Brasil acredita que nos próximos três anos serão injetados na economia cerca de 180 bilhões de dólares como retorno do investimento na Copa do Mundo de Futebol, mas alguns especialistas consideram que essa projeção poderia ser irreal, considerando que a  África do Sul ainda tem uma dívida de 290 milhões de dólares, referente ao investimento na construção de estádios.

Fontes:

http://depor.pe/futbol-internacional/brasil-2014-5-desafios-salvar-mundial-fracaso-reportaje-1017916

http://www.semana.com/deportes/articulo/las-cifras-economicas-del-mundial-de-futbol-brasil-2014/389593-3

http://elcomercio.pe/deporte-total/futbol-mundial/mundial-brasil-2014-us11-mil-millones-ingresarian-solo-turismo-noticia-1658592

http://www.lostiempos.com/numero1/noticias/noticias/20140623/brasil-2014-la-inversion-mas-grande-de-la-historia_263734_577441.html

Foto CC: https://www.flickr.com/photos/alvez/93316850/