A tecnologia na Copa do Mundo do Brasil 2014

A tecnologia na Copa do Mundo do Brasil 2014

A febre da Copa do Mundo de futebol ganha o mundo e a tecnologia nos ajuda a estar cada vez mais conectados para acompanhar, segundo a segundo, cada detalhe desta festa esportiva. Em campo, as traves foram equipadas com sistemas que permitem detectar os gols, enquanto os árbitros usam relógios de pulso que emitem um alerta quando a bola cruzar a linha do gol. Nas residências, os torcedores vibram com as emoções geradas pelas jogadas e compartilham milhões de mensagens utilizando as redes sociais.

Este mundial demonstrou que a tecnologia pode mudar nossas vidas e realizar alguns sonhos. Juliano Pinto, um jovem paraplégico, pôde dar o pontapé inicial do mundial graças à ajuda de um exoesqueleto metálico controlado por um capacete que interpreta os sinais elétricos do cérebro do usuário. Para desenvolver este sistema, conhecido como BRA-Santos Dumont 1, trabalharam 156 pesquisadores sob a direção do neurocientista Miguel Nicolelis, conseguindo registrar um momento histórico para a ciência durante o mundial de futebol.

A tecnologia entra em campo

Na Copa do Mundo do Brasil 2014, a FIFA incorporou o uso da tecnologia para identificar cada gol. O sistema Goal-line Technology (GLT) foi instalado nos 12 estádios para ajudar os árbitros em sua tarefa. Para identificar com precisão se a bola cruzou ou não a linha do gol, o sistema GLT utiliza 14 câmeras de alta velocidade montadas dentro do estádio. Quando o sistema detecta que a bola cruzou a linha do gol, é enviado um sinal ao relógio do árbitro, e a seguir os juízes comunicarão a decisão.

Redes sociais

Os torcedores de todo o mundo têm estado muito ocupados seguindo seus jogadores favoritos e mostrando toda a sua emoção nas redes sociais. A Copa do Mundo movimentou no Facebook 220 milhões de pessoas, e no fim de junho o gigante das redes sociais anunciou que entre 12 e 29 de junho circularam mais de um bilhão de interações, entre publicações, curtidas e comentários relacionados ao mundial do Brasil 2014. O recorde registrado supera todos os eventos -esportivos ou não- medidos até o momento pelo Facebook.

No Twitter, foram contabilizados até 12,2 milhões de tweets durante a partida entre Brasil e Croácia, e 16,4 milhões de tweets durante a partida entre as seleções do Brasil e do Chile.

Crescimento local e global

A chegada de milhares de turistas com smartphones, tablets e outros dispositivos que requerem Wi-Fi obrigou a empresa de telecomunicações Oi, no Brasil, a ampliar suas instalações. Um porta-voz da empresa informou à BBC que os 78 mil pontos de acesso à Internet, em abril, foram ampliados para 700 mil na atualidade. Além disso, a operadora informou que melhorou a cobertura e a capacidade de suas redes para telefonia móvel 2G, 3G e 4G, oferecendo aos visitantes um serviço sem interrupções, que permita a todos baixar dados e compartilhar  fotos e vídeos capturados durante a Copa do Mundo do Brasil 2014.

No mundo, a demanda por uma melhor experiência multimídia aumentou, e as redes sociais potencializaram a atividade dos torcedores que se conectam a partir de diferentes dispositivos para compartilhar suas experiências. Ian Foddering, chefe de tecnologia para infraestrutura da Cisco Systems na Inglaterra, comentou à BBC que os usuários aumentaram suas expectativas e relação aos jogos olímpicos de Londres 2012. De acordo com o especialista, hoje se busca uma experiência que permita compartilhar conteúdo a qualquer momento e em alta velocidade.

O distribuidor de conteúdo digital Akamai informou à imprensa que espera administrar 2,5 milhões de transmissões ao vivo em sua infraestrutura de rede, enquanto que na Copa de 2010 foram administradas 1,6 milhões de transmissões. Além disso, informou que os picos de transmissão de dados poderiam chegar a 25 terabits por segundo (Tbps), em comparação aos 15Tbps que são administrados usualmente.

Fontes:

http://www.cnet.com/es/noticias/facebook-rebasa-mil-millones-de-interacciones-durante-el-mundial/

http://www.bbc.com/news/business-27693809

http://www.fifa.com/worldcup/news/y=2014/m=4/news=goal-line-technology-set-ahead-fifa-world-cup-2311481.html

http://www.sinembargo.mx/12-06-2014/1023635

Foto CC:

https://www.flickr.com/photos/janpersiel