A GANHADORA DO FUNIMUNDIAL RESSALTA O TRABALHO EM EQUIPE COMO O DIFERENCIAL PARA A VITÓRIA

A GANHADORA DO FUNIMUNDIAL RESSALTA O TRABALHO EM EQUIPE COMO O DIFERENCIAL PARA A VITÓRIA

Nós conversamos com Rosa Abdelnour, a vencedora do FUNIMUNDIAL.

Abdelnour Rosa Granados, vencedora do FUNIMUNDIAL, nos conta como foi a experiência de participar do concurso, e as estratégias usadas para ganhar.

A autora do estudo “A Copa do Mundo e Conflito” superou as fases do concurso e conseguiu a vitória através da votação popular, alcançando 1.675 votos na fase final.

A aluna da FUNIBER conclui que o trabalho cooperativo foi o principal elemento que a conduziu à vitória. Ganhar o FUNIMUNDIAL foi o resultado de mais de um mês de trabalho, acompanhado por todas as pessoas solidárias trabalhando em conjunto e um exemplo de que o trabalho em colaboração, com um objetivo comum, estabelecendo uma meta e planejando o trabalho a ser executado, é capaz de conseguir muitos logros, que as condições externas não são determinantes, mas, sim, o que você faz, diz.

Além dos prêmios do concurso, a participação no FUNIMUNDIAL foi uma experiência enriquecedora que permitiu reencontrar, através das redes sociais, antigos conhecidos. Esta competição me fez reencontrar com pessoas que há 20 anos não via, nem sabia nada sobre elas. Além disso, descobri o mundo do Facebook e que através das redes sociais é possível a solidariedade e o apoio de maneira desinteressada.

Participação

Como mediadora desde 2000, atualmente estudando o Mestrado em Resolução de Conflitos na FUNIBER, a aluna relacionou o futebol a conflitos interpessoais que podem ser resolvidos de uma forma construtiva, pacífica e negociada, diz Rosa. O futebol é um jogo de soma zero, onde se ganha à custa da perda do outro, mas os conflitos que surgem (para jogadores, espectadores, funcionários e clubes, como exemplos), podem ser resolvidos através da cooperação.

Um sucesso na promoção do trabalho

Depois de ter o trabalho selecionado entre os dez finalistas, Rosa começou a divulgarentre a sua família. Um dia após o início da semifinal, eu tinha zero votos e alguns dos outros semifinalistas já contavam com mais de 50. Primeiro: Eu disse à minha filha, meu marido e meus irmãos e eles começaram a dizer a seus amigos e contatos pedindo o voto de apoio, convidando as pessoas a ler o artigo e dar o “like”. Eu, por exemplo, fiz o mesmo, mas por e-mail, porque foi só na fase final que a minha filha abriu uma conta noFacebook e lá descobri dezenas de ex-alunos, alunos, colegas, etc Todos colocaram o seu grão de areia, todos colaboraram, conta Abdelnour Granados.

A televisão da Costa Rica, Teletica Canal 7, interessou-sepelo concurso e fez uma reportagem que impulsionou o voto e a ajudou com a divulgação na fase final.

Aprendendo com o FUNIMUNDIAL

A ganhadora do FUNIMUNDIAL valoriza positivamente a competição como exercício para a aprendizagem. A iniciativa é boa, porque você aprende mais com a construção de um trabalho do que a leitura para responder a uma pergunta, avalia.

Ela também aponta para o valor social do concurso. A característica mais importante desta competição é que, parafraseando o final do meu ensaio, “consegue tirar o melhor das pessoas.”

Para conhecer o trabalho vencedor, leia em: http://www.estudarnafuniber.com/costa-rica-ganha-o-funimundial