Cerca de 200 estudantes da FUNIBER participaram do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”

Cerca de 200 estudantes da FUNIBER participaram do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”

Estamos próximos da grande final do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, um desafio colocado aos estudantes da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) para que eles compartilhem histórias inspiradoras com o mundo e incentivem pessoas a realizarem ações que permitam construir um mundo melhor. Os ganhadores terão a possibilidade de doar a uma ONG um prêmio em dinheiro, que será entregue pela FUNIBER.

A seguir, apresentaremos a vocês um resumo com as 10 publicações selecionadas como finalistas entre os quase 200 alunos participantes:

Laura Castro compartilha conosco sua visão sobre o preconceito das pessoas com relação a uma doença. Acompanhar de perto sua irmã com síndrome de Rubinstein permitiu que ela observasse a reação das pessoas ao olharem para uma pessoa diferente. Mas, felizmente, o Facebook permitiu que sua mãe, Odette, pudesse compartilhar suas experiências com centenas de pessoas na rede, aproximando-as de uma realidade distinta. Ao compreender as diferenças, nossos corações estarão abertos para aceitar e ajudar os outros em seus caminhos. Fechar os olhos também nos levará a fechar nossos corações.

ONG que pode ser beneficiada: APAE

Martha Hernández compartilha conosco a história de uma mãe que ensina preciosas lições de vida à sua filha. Participando de atividades simples, a pequena consegue compreender que ela tem uma responsabilidade para com o planeta e que deve cuidar do ambiente sem se importar com o que os outros dizem ou fazem. Ela também aprende sobre a solidariedade, o desprendimento, a empatia e a satisfação de compartilhar a fim de aliviar o sofrimento dos mais pobres. Uma história para lembrar neste natal.

ONG que pode ser beneficiada: Associação Civil ANTES DE PARTIR

Hugo Mostero, do Equador, apresenta-nos uma analogia, quase uma aquarela com palavras, com a qual descreve como, ao incorporar o respeito em todas as nossas ações, podemos salvar o planeta de uma catástrofe ecológica. Mostero estende a nós um convite para buscarmos a unidade da humanidade e sermos mais cuidadosos com o ambiente, visando proteger nosso futuro e o de nossos filhos.

ONG que pode ser beneficiada: Amigos de los mayores

Do Uruguai, Ana Claudia Martínez, compartilha conosco sua ideia de um mundo feliz, um mundo no qual as pessoas compartilham e espalham seu gosto pela leitura. Martínez convida-nos a participar de uma iniciativa interessante: convidar os pais de família a lerem contos nas escolas e a fomentarem a doação de livros.

ONG que pode ser beneficiada: ONG AUPI Maldonado

Randoll Taveras compartilha uma reflexão com o mundo sobre a solidariedade e sobre como cada um de nós pode fazer a diferença para construir um mundo melhor, um mundo no qual ajudar os outros não seja uma questão de um só dia por ocasião de alguma data especial. A solidariedade pode ajudar a olharmos além de nós mesmos e ver os outros de maneira mais próxima.

ONG que pode ser beneficiada: TECHO

Alicia Cogordan envia uma carta à Sabina, uma entusiasmada mãe que decidiu compartilhar com o mundo a experiência de criar um filho. Nela, Alicia compartilha com Sabina algumas ideias para criar um mundo melhor: praticar a cordialidade, a bondade, o sorriso e o respeito, espalhar estas atitudes e ensiná-las às crianças pequenas para que elas nos ajudem na tarefa de melhorar nossa comunidade.

ONG que pode ser beneficiada: “Yolia” Org.

Wilmer López narra da Colômbia a história de María, uma mulher que decidiu ajudar jovens viciados em drogas a encontrarem uma saída e um caminho rumo à felicidade. Envolvendo-se no mundo das crianças, María conseguiu, com a ajuda de alguns voluntários, resgatar suas almas utilizando letras de rap, oferecendo-lhes um espaço para que eles possam se expressar e ser ouvidos.

ONG que pode ser beneficiada: Fundação Reto Colombia

Gerardo Schonenberg aproxima-nos, a partir de El Salvador, da acessibilidade turística, descrevendo com detalhes como se pode transformar uma cidade em um destino que cuida das pessoas com deficiência e dá atenção a cada turista, sem distinções de raça, sexo, cor ou se possui ou não alguma deficiência. Ele informa-nos sobre a concepção de espaços que podem acomodar pessoas idosas, gestantes ou deficientes, prestando serviços nos quais se contemple desde a contratação do pessoal que conhece a língua de sinais até balneários com equipamentos especiais para permitir que pessoas com distrofia músculoesquelética tomem banho na praia. Considerar as pessoas com deficiência nos permitirá manter um ambiente mais amável para com aqueles que, por sua condição física, têm de fazer um grande esforço para desfrutar de um passeio turístico.

ONG que pode ser beneficiada: Red Iberoamericana de Entidades de Personas con Discapacidad Física

Do Brasil, Nelson Takayanagi, oferece-nos uma reflexão sobre como podemos, a partir de nosso trabalho, contribuir para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas que não têm acesso a certos bens. Takayanagi explica como uma ideia simples como desenvolver tecnologia para os celulares pré-pagos permitiu que milhões de pessoas tivessem um celular. Ao trabalhar pensando nos outros podemos fazer um mundo melhor e beneficiar muitas pessoas.

ONG que pode ser beneficiada: Nova Acrópole

María Dolores Troiano, da Argentina, transporta-nos para o mundo das pessoas com miopia severa e leva-nos a conhecer como a visão limita a realização de tarefas mais simples. Ela propõe uma solução que pode ajudar estas pessoas a “enxergarem” este mundo com mais alegria.

ONG que pode ser beneficiada: Fundação Banco Provincia

Conheça as 10 publicações semifinalistas e vote na sua favorita clicando no link abaixo: http://www.estudarnafuniber.com/semifinalistas-funiconcurso-publicacao-solidaria