São realizadas as primeiras práticas virtuais do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional

São realizadas as primeiras práticas virtuais do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional

Notícias, Opiniões dos alunos

O Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional que a FUNIBER patrocina é uma formação que, como explicou sua diretora acadêmica, Vanessa Yélamos, oferece aos estudantes diversas oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em diversos formatos, um deles consiste em uma série de sessões práticas virtuais, a primeira das quais ocorreu no passado 24 de maio.

Estas práticas virtuais são realizadas a cada 3 meses, aproximadamente, e contarão com um tutor, que nesta ocasião foi a própria Vanessa Yélamos, e pelo menos 8 estudantes. Em cada uma destas práticas, um dos alunos atuará como coach em um caso prático no qual outro estudante atuará de cliente ou coachee, com uns objetivos determinados que irão variar em função do estudante e seu nível de experiência. Cada sessão estará centrada em diferentes competências e fases do processo de Coaching.

Os exercícios virtuais procuram colocar em prática a teoria que os alunos vão estudando ao longo do Mestrado, e também estimular a aprendizagem coletiva, já que os papéis de coach e coachee giram ao longo da sessão, com o qual todos os estudantes presentes aprendem de primeira mão e também podem analisar o trabalho de seus colegas e podem oferecer feedback.

Os estudantes se mostraram muito satisfeitos com esta primeira sessão prática virtual:

  • Claudia Quezada, do Chile, que declarou “o que mais avalia da prática é a possibilidade de colocar em ação os conhecimentos aprendidos nas disciplinas, interagir com os demais dos meus colegas e, sobretudo, poder aprender de pessoas mais especialistas e com mais conhecimento e prática, como a professora Vanessa”.

  • Esther Mercado, do Uruguai, disse que “o que mais valoriza é poder validar as dúvidas e dispor de uma professora que, a partir de sua grande experiência e conhecimento, se presta pacientemente para esclarecer, o que ajuda a melhorar a cada dia”

  • A estudante colombiana Silvia Martínez se expressou em termos similares: “o que mais avalia é poder praticar e ter a oportunidade de me equivocar e ser consciente de minhas áreas para melhorar para poder crescer mais e seguir aprendendo”.

  • “O que mais valorizo da prática realizada é o poder discutir e esclarecer dúvidas sobre a aplicação da teoria, o que enriquece muito a todos os participantes. Também valorizo a possibilidade de aproveitar a experiência da professora e dos colegas, é o único espaço real no qual podemos contrastar e enriquecer as diferentes interpretações, já que nos outros espaços cada participante está em um nível diferente da formação”, afirmou María Eufenia Luckert, da República Dominicana.

Os alunos do Mestrado em Coaching Individual e Liderança Organizacional também deverão, como tarefa em uma das disciplinas, encontrar de 3 a 5 pessoas de seu entorno para realizar uma série de práticas exigidas pela International Coach Federation (ICF).

Os estudantes que tomam parte nas práticas virtuais terão a oportunidade de avaliar as sessões, ao final de cada uma delas, mediante pesquisa, nas que os alunos poderão também contribuir com sugestões para melhorar a seguinte prática, ou adaptá-la a suas necessidades de formação.

 

| , , , , , , , ,

Na Argentina, área acadêmica de Projetos da FUNIBER inicia suas atividades presenciais de 2018

Na Argentina, área acadêmica de Projetos da FUNIBER inicia suas atividades presenciais de 2018

Notícias

A área acadêmica de Projetos que promove a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) inicia sua agenda de atividades presenciais para 2018 com sessões nas quais serão realizadas as oficinas, que tanto tiveram sucesso de participação nas últimas semanas de 2017 por toda a América Latina; Un acercamiento a la metodología Aprender Haciendo e Lineamientos metodológicos para la elaboración de un Trabajo Final, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, respectivamente. Ambas as oficinas vão acontecer no Hotel Premium Tower Suítes

A primeira destas formações, Un acercamiento a la metodología Aprender Haciendo, é uma aproximação à metodologia predominante nas instituições da rede universitária em que a FUNIBER colabora. A oficina é dirigida, especialmente, para aqueles alunos que estão estudando o Módulo de Desenho, o Projeto Empresarial e as Disciplinas Troncais.

Lineamientos metodológicos para la elaboración de un Trabajo Final é uma oficina destinada especificamente para aqueles estudantes que vão começar o Projeto Final ou estejam em suas fases iniciais, já que oferece as principais linhas de atuação para conseguir superar com sucesso essa última etapa.

Ambas as oficinas serão ministradas pelos professores Pablo Olinik e Carla Fava, ambos os membros da equipe de trabalho da área de Projetos e certificados em Competências Profissionais em Direção de Projetos IPMA (International Project Management Association) Nível D. Do mesmo modo, o professor Pablo Olinik está credenciado pela Associação Peruana de Direção de Projetos e a professora Carla Fava, por sua vez, está pela Associação de Gestão de Projetos Argentina.

O atendimento às sessões em que as oficinas serão ministradas é completamente gratuito, mas é necessário confirmar a participação enviando um e-mail para argentina@funiber.org. Os estudantes que participam em alguma das formações, ou ambas, receberão um certificado de participação.

 

| , , , , , , , ,

FUNIBER promove o novo Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional

Docentes, Notícias, Perguntas frequentes

Neste mês de janeiro, a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) iniciou um novo Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional, que a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) patrocina. Para saber mais sobre este novo programa e sobre a disciplina do Coaching, a diretora do programa, Vanessa Yélamos, respondeu algumas perguntas que dão uma ideia sobre o que se pode esperar deste Mestrado e a quem é dirigido.

Vanessa Yélamos é doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI), cursou um Mestrado em Coaching Sistêmico em regime de dupla titulação pela Universidade Autônoma de Barcelona e pelo Instituto Sistêmico de Barcelona (Espanha) e é graduado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (Espanha).

Sobre o Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional, ela aponta que oferece conhecimentos e ferramentas seguindo as diretrizes mais atuais de uma disciplina tão nova como é o Coaching.

Neste primeiro vídeo, Vanessa Yélamos fala sobre os objetivos do novo Mestrado e do programa de estudos.

Nesta segunda parte da entrevista, descobriremos a quem é dirigido este novo programa e o qual a expectativa dos alunos deste Mestrado.

Na parte final da entrevista, Vanessa Yélamos explica-nos o diferencial deste novo Mestrado e como ele pode ajudar os estudantes no mercado de trabalho.

| , , , , , ,