FUNIBER e UNEATLANTICO participam de projeto europeu para melhorar a formação prática de professores

FUNIBER e UNEATLANTICO participam de projeto europeu para melhorar a formação prática de professores

A Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) é parceira do projeto europeu Erasmus + Digital TA (2022-25) que tem como objetivo melhorar a formação prática de professores em formação e em serviço, nos países da União Europeia.

O projecto busca desenvolver uma abordagem europeia para o período de transição da formação inicial de professores para a formação contínua. O projeto incluirá a elaboração de uma plataforma digital como quadro comum para a capacitação de professores, com uma comunidade de aprendizagem baseada na prática reflexiva que reúne prestadores de formação inicial de professores (formação pré-serviço) e de desenvolvimento profissional contínuo para professores (formação em serviço).

A plataforma, que se encontra em fase de desenvolvimento, será um ambiente virtual comum para professores em transição (professores em formação ou estudantes, professores recém-formados, professores iniciantes ou em serviço), mentores escolares, professores de IES e formadores de formação contínua. Este projeto beneficia da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e do desenvolvimento de uma prática reflexiva orientada por um formador/mentor e partilhada com uma Comunidade de Aprendizagem.

Espera-se também que nosso projeto contribua para melhorar a disseminação do conhecimento na educação. Durante a vida do projecto, a parceria definirá uma abordagem europeia para o período de transição da fase inicial para a fase final, incluindo a definição de papéis para os actores e instituições envolvidas.

O consórcio é constituído por prestadores de formação inicial e contínua de professores da Bélgica, República Checa, Irlanda, Polônia e Espanha, com o objetivo de propor um processo de desenvolvimento partilhado entre os países europeus, e definir uma ferramenta útil para a formação de professores. das capacidades tecnológicas atuais e oferecendo formação de qualidade para todos, sem barreiras de acessibilidade ou capacidade social.

Uma vez desenvolvida, a plataforma permitirá aos professores atuais e futuros compartilharem os seus desafios, refletirem sobre as suas práticas de ensino, acederem a tutoriais, explorarem estudos de caso e participarem numa comunidade de aprendizagem vibrante. Com sua interface fácil de usar e rico conjunto de recursos, a plataforma visa promover a colaboração, o crescimento profissional e o compartilhamento de conhecimento entre educadores de diferentes níveis educacionais.

Atualmente, o projeto está diagnosticando as necessidades de formação de novos professores europeus. São tarefas de investigação que serão realizadas entre setembro de 2023 e abril de 2024, com foco em cinco países do continente e na colaboração de diferentes pesquisadores.

Durante a última reunião transnacional, realizada em junho em Limerick (Irlanda), os parceiros puderam partilhar as suas opiniões com outros professores sobre os benefícios futuros do projeto: “O DigitalTA vai ser um projeto muito útil. Muitos dos professores recém-formados sentem-se um pouco isolados uns dos outros. Eles acham que são os únicos que enfrentam esses problemas. Mas ter uma plataforma online onde possam reunir-se sob a orientação de alguém mais experiente do que eles, penso que seria muito benéfico”, sublinhou Lorna Doherty, professora.

Saiba mais sobre o projeto em https://digitalta.eu/