“Estudar nutrição melhorou o estado de saúde da minha família”

Margarita Romero é bióloga formada pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e terminou seus estudos na especialização em elaboração de dietas e dietoterapia oferecida pela FUNIBER. O falecimento de um ente querido despertou seu interesse pela nutrição das pessoas e, graças aos conhecimentos adquiridos, hoje pode cuidar de seus pais e melhorar sua qualidade de vida. A seguir, compartilhamos com vocês sua história.

Margarita cuidou de sua irmã, que foi submetida a uma ileostomia. A nutrição da paciente foi transformada em uma tarefa crucial para a família, mas ninguém sabia quais eram os alimentos que poderiam contribuir para a melhoria de sua condição.

Diante do enorme desafio que representava o cuidado da alimentação da paciente, a família decidiu contratar uma especialista em nutrição, mas receberam como recomendações somente “uma lista em meia página com indicações extremamente vagas e imprecisas”, disse Margarita. Foi neste momento que a preocupação chegou ao seu ponto mais alto, e as esperanças pareciam desvanecer-se devido à falta de conhecimentos recebidos. “Dei-me conta, então, do pouco que as pessoas comuns sabem sobre nutrição”, ressaltou Margarita, ao mesmo tempo destacando que os membros de sua família são profissionais e, em algum momento, alguns chegaram até a comentar que não podiam identificar os carboidratos.

Ao compreender a importância da nutrição das pessoas em suas vidas diárias, Margarita decidiu estudar uma especialidade que lhe permitisse conhecer os segredos dos alimentos e nutrientes e iniciou uma busca na Internet. Foi assim que ela encontrou a FUNIBER. “Vi os cursos oferecidos em universidades com bom nível acadêmico e a facilidade de estudar com bolsas de estudo, encontrei uma especialização em Elaboração de Dietas e Dietoterapia e me inscrevi”.

Vantagens da formação virtual

Entre janeiro e julho deste ano, Margarita cursou sua especialização em uma universidade espanhola na comodidade de sua casa no México. Para ela, a educação virtual possui muitas vantagens, porque permite conciliar atividades diárias e estudos, assim como também possibilita fazer uma especialização que seria impossível de outra maneira devido à localização ou falta de tempo. No aspecto pessoal e profissional, ela considera que esta metodologia de estudos “ajuda a fortalecer o compromisso consigo mesma e com sua disciplina e, por último, permite posicionar-se melhor no mercado de trabalho, tendo acesso a novos e melhores empregos”, ressaltou.

Aplicando o aprendizado

A vida não é fácil, sobretudo quando uma pessoa enfrenta a morte de um familiar. Depois do falecimento de sua irmã, os pais de Margarita tiveram a saúde afetada. Sua mãe sofreu um infarto cerebral e seu pai uma isquemia. Além disso, ambos sofrem de síndrome metabólica, mas, graças aos conhecimentos adquiridos na especialização, ela pôde controlar e melhorar as expectativas dos tratamentos, reduzindo os níveis de colesterol de seus progenitores e as doses do medicamento antidiabético, utilizando uma combinação de dieta, alimentos medicinais e fitoterapia. “Os níveis de glicose que permaneciam constantes em 110 mg/dl inclusive com medicamentos encontram-se agora em 70 mg/dl com a metade da dose do medicamento”, destacou.

Atualmente, seus conhecimentos permitem que ela ajude outras pessoas. Ela considera que se transformou em “uma mensageira da saúde através da nutrição”. A experiência animou-a a continuar seus estudos nesta área. “Eu adoraria fazer pesquisa, mas para isso é necessário pertencer a uma instituição. O que sei é que depois farei mestrado em nutrição.

Uma boa experiência

Margarita considera que “a experiência de estudar na FUNIBER foi muito gratificante, desde os primeiros contatos e trocas de informação com os escritórios locais, o atendimento, o serviço, as bolsas de estudo, a tecnologia até o nível dos cursos. É uma organização muito bem estruturada. Definitivamente, a experiência foi melhor do que eu poderia ter imaginado”.