#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Gerardo Herrera Baez, estudante mexicano bolsista da FUNIBER

#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Gerardo Herrera Baez, estudante mexicano bolsista da FUNIBER

O estudante mexicano Gerardo Herrera Baez cursou um Doutorado em Projetos com bolsa de estudo da FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).

Este aluno, que conheceu a atividade da FUNIBER por meio das redes sociais, ressalta que o que aprendeu em seu período de formação já foi colocado em prática em termos profissionais.

Gerardo Herrera Baez explica a importância da disciplina no aprendizado on-line. Atualmente, esse tipo de educação tornou-se a forma fundamental de formação diante da disseminação do coronavírus e das medidas de confinamento impostas pelos governos.

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Pela Internet.

Como foi a sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

É uma fundação de prestígio. Os serviços de apoio e suporte foram muito bons.

Como foi a experiência do ensino a distância?

Sou professor a distância. É uma boa maneira de ir onde, por algum motivo, não posso. É excelente estudar on-line.

Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com a formação patrocinada pela FUNIBER?

O programa é bem fundamentado e, é claro, foi útil na minha prática profissional.

Que dinâmica de emprego e estudo você modificou diante dessa situação de emergência?

Há uma semana, um fornecedor espanhol da empresa Arcelor Mittal chegou ao porto Lázaro Cárdenas em Michoacán, a cidade onde moro. Esse homem chegou infectado com esse vírus, então as autoridades de saúde tomaram medidas extremas: todos em casa (exceto trabalhadores de grandes empresas), além do fechamento temporário de restaurantes, igrejas e parques.

Depois de estudar uma modalidade on-line, que conselho você daria para os alunos que precisam continuar aprendendo em casa?

Na verdade, a educação on-line é tão eficaz quanto a presencial. É ideal para trabalhadores que, devido ao tempo ou a distância de universidades de prestígio, não permitem que eles se preparem. Na minha opinião, é uma modalidade para adultos. Eu não recomendo a pessoas muito jovens, pois é amplamente autodidata e requer atenção. Francamente, eu recomendo esta modalidade.

Quais ferramentas o ajudaram durante o processo de ensino a distância?

Ser um tutor a distância é uma especialidade, então você precisa adquiri-lo. Eu ensino pessoalmente há pouco mais de 20 anos e, na verdade, agora gosto mais de ser um tutor virtual, porque isso me permite viajar a qualquer momento. Recentemente do Canadá, aconselhei grupos no nível de mestrado e bacharelado das universidades mexicanas sem nenhum problema. Para mim, é prático e não me limita a um cronograma. Eu amo ensinar. Agora, eu raramente ensino pessoalmente.

Se você deseja ampliar seus estudos como Gerardo Herrera Baez e solicitar uma bolsa de estudos para obter um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode acessar: