Patricia Conde: “É o tratamento do tema em que a originalidade e a gestão única da imagem são encontradas”

Patricia Conde: “É o tratamento do tema em que a originalidade e a gestão única da imagem são encontradas”

Entrevistamos Patricia Conde, fotógrafa e diretora da Patricia Conde Galería, galeria mexicana especializada em fotografia contemporânea.

Patricia é membro do Júri de Honra do concurso PHotoFUNIBER. Durante as próximas semanas queremos que você conheça os diferentes profissionais da fotografia que compõem este júri; conheceremos sobre sua carreira, conhecimento e conselhos sobre arte fotográfica.

Patricia Conde nasceu na Cidade do México e estudou História da Arte e Literatura na Universidade de Anahuac. Desde 2009, Patricia Conde dirige a Galeria, o único espaço dedicado exclusivamente à promoção e difusão de diversas práticas fotográficas.

Patricia nos deu sua opinião como dona de galería sobre a qualidade de uma fotografia e alguns critérios que, como jurado, podem fazer uma fotografia como vencedor:

 

A partir de sua visão como galerista, como você identifica uma boa fotografia?

O mais importante em uma fotografia, na minha opinião, é a força. Claro, além da técnica, que deve ser perfeita, deve haver uma história sólida e uma congruência com o statement do artista.

 

Dentro do mercado de venda de fotografias artísticas, existe uma tendência atual que marca o interesse dos compradores?

No México não há coleção de fotografias como tal. Você compra uma fotografia, mas com outra intenção, muitas vezes, para decoração. No entanto, o interesse está crescendo, eventualmente.

 

A participação de fotógrafos no mercado de fotografia foi menor que a participação masculina?

Em absoluto. Neste momento, pelo menos na minha galeria, a proposta das mulheres é superior. As mulheres participam ativamente das propostas fotográficas.

 

Como jurada, quais critérios são levados em consideração para escolher uma fotografia como vencedora?

Claro, a qualidade da fotografia em termos de composição. É muito importante que a fotografia seja original no sentido de que não é um lugar comum, mas certamente uma recriação pessoal, com a sua própria voz, com força e solidez. Existem temas que se tornam “em moda” e são tratados da mesma maneira. Nós todos sabemos que, quando você trabalha em um projeto, quando você entra nele, você encontrará precisamente aquelas nuances e vozes que o tornam único. Para mim, isso é extremamente importante. Isso é diferente de todos os outros. A questão não é relevante. É o tratamento do tema onde a originalidade e o manejo único da imagem são encontrados.

Por que você acha que o treinamento em fotografia é importante?

Para entender A fotografia é muito mais do que apenas um registro de imagens ou eventos. A fotografia é uma ferramenta para criar mundos. Se isso não for entendido, a única coisa que você consegue é uma imagem sem alma e sem significado. Para ser um bom fotógrafo, você tem que se informar, trabalhar incansavelmente, procurar a imagem que deseja alcançar, dedicar-se a ela. Há também o que saber o que procurar para conquistar a câmera e o tratamento do assunto.

 

Desde 2017, Patricia Conde faz parte do conselho de administração da AIPAD (Associação Internacional de Comerciantes de Arte de Fotografia), sendo a única proprietária de galerias da América Latina no grupo.

A Galeria que ela dirige se estabeleceu como referência de fotografia mexicana internacionalmente para a seleção de artistas representados, a solidez nas propostas e conceitos, a originalidade em seu desenvolvimento criativo, bem como para ter a representação dos principais fotógrafos modernos do mundo.