Opinião de Xiomara Villamizar, aluna bolsista da Especialização em Grafologia e Neuroescrita

Opinião de Xiomara Villamizar, aluna bolsista da Especialização em Grafologia e Neuroescrita

Xiomara Villamizar é uma aluna Venezuelana que cursou a Especialização em Grafologia e Neuroescrita com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÂNTICO) e bolsista pela FUNIBER. Xiomara é professora do ensino infantil e estudou a especialização a fim de obter ferramentas para diagnosticar as dificuldades psicoemocionais em crianças de 5 a 6 anos.

Como conheceu a FUNIBER e as atividades desta fundação?

Queria realizar estudos de pós-graduação a distância, um dia navegando na Internet por Universidades e seus programas de formação para ver qual me interessaria, abri um link da FUNIBER e preenchi um formulário para solicitar informações. No dia seguinte recebi uma ligação da Lorena Beltrán, que me explicou tudo relacionado com a fundação e me enviou por e-mail, toda a informação sobre os conteúdos de formação da especialidade e o plano de bolsas.

O que fez você optar pela FUNIBER?

Em primeiro lugar a proposta de um plano de formação em grafologia. Em segundo, pelo plano de ajuda econômica para o estudante. E por último, o apoio de Lorena Beltrán, do departamento de admissão, foi de grande ajuda, porque me explicava uma ou outra vez o que eu devia fazer.

Como foi sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiada em seus estudos?

Minha experiência na FUNIBER foi ótima, devo confessar que a princípio estava nervosa; me preocupava em não me adaptar a metodologia de estudo, mas uma vez que realizei os tutoriais, me dei conta que a plataforma (o campus) era de fácil acesso aos conteúdos, tudo relacionado as avaliações, também facilita a troca de informações com a equipe docente da universidade e com o pessoal técnico e consultivo da FUNIBER

Sentim-me apoiada durante todo o processo de formação, desde o início quando solicitei informação até o término dos meus estudos. Aproveito a ocasião para agradecer a atenção dada, à professora Alejandra Sandoval que desde que iniciei a primeira matéria, esteve me orientando e esclarecendo minhas dúvidas, da mesma forma, ao pessoal da FUNIBER da Venezuela.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais as vantagens e desvantagens que esse sistema possui? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

Para estudar a distância, requer disciplina e organização, o estudante é responsável por sua autoformação. Eu gostei de estudar a distância porque eu decidia quando e onde estudar, meus estudos não interferiram no meu trabalho e nem na minha vida pessoal, nunca faltei ao meu trabalho porque tinha que fazer algo da Universidade ou deixei de viajar por questões de estudos. Essa é a vantagem de estudar a distância, o sistema é criado para que o estudante possa acessá-lo quando quiser e de onde quiser. A principal desvantagem é que devido à localização geográfica onde me encontro, o acesso à Internet é difícil, porém para o estudo dos materiais não tive complicações porque, apesar de estar no campus, eles também o fazem chegar de forma impressa.

Suas expectativas em relação ao curso e aos professores foram atendidas?

De maneira geral sim, quanto aos professores, a quantidade e a qualidade do tempo dedicado a minha formação foi excelente. Em relação à minha formação, não me encaixava na matéria Teste Grafológicos e Testes Projetivos Gráficos, principalmente porque a especialização é dirigida inicialmente a área de administração de Recursos Humanos, e gostaria que lá, fossem abordados os testes projetivos da Figura Humana, A Casa, Pessoa Sob a Chuva, A Família, entre outros, que pertencem a um campo mais puramente psicológico. Para me documentar nesse assunto, decidi realizar meu Projeto Final apoiando-me em Técnicas projetivas gráficas, me baseie na pesquisa e na assessoria da tutora para aprofundar a informação sobre a matéria.

Deve-se notar que, para apresentar as avaliações ordinárias da matéria antes mencionada, estudei por meio do campus porque o material impresso não havia chegado e eu queria aproveitar o tempo. Uma vez cursada a matéria, contatei a FUNIBER da Venezuela para perguntar porque não havia chegado meu material dessa matéria e a resposta foi que como já havia cursado não ia chegar esse material, como de fato ocorreu.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Apesar de serem a distância, a atenção prestada é personalizada. Além disso, foi promovida a troca de experiências com outros estudantes de diferentes partes do mundo por meio do campus e por vídeo chamada no Skype.

Você está podendo aplicar os conhecimentos adquiridos com sua formação patrocinada pela FUNIBER?

Dado que me desempenho profissionalmente como docente na área pré-escolar, uma das atividades que mais desenvolve e que resulta de maior atração para as crianças é o desenho. É ali que, se torna inevitável aplicar constantemente os conhecimentos adquiridos, por meio da análise e interpretação de suas produções gráficas, as quais permitem me familiarizar com a linguagem própria que o aluno utiliza para exteriorizar seu estado de ânimo, a forma que vê a si mesmo e o mundo ao redor.

O que você descobriu no seu fascinante projeto final da especialidade? O que se pode saber sobre uma criança e sua psicologia por meio de seus desenhos?

A expressão gráfica e o desenho são ferramentas que permitem os alunos expressarem de forma inconsciente emoções, desejos e sentimentos; é uma linguagem subjetiva; em que são transmitidas evidências de como pensam e compreendem o que lhes rodeia. Além de refletir sua personalidade, sentimentos, interesses e inquietudes. Por meio dos desenhos é possível a comunicação, fato que permite os docentes obter informação oportuna e relevante em relação aos interesses, estímulos, motivações e questões que afligem e perturbam as crianças e que interferem no seu processo de aprendizagem.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Inicialmente, esperava que a formação permitisse melhorar meu desemprenho na área de docência, no entanto, tenho interesse em outras áreas profissionais:

  • Tornar-me independente criando um espaço onde se dá atenção a crianças com dificuldades psicoemocionais.
  • Na área de formação de adultos, com oficinas sobre expressão gráfica e desenho.
  • Na área de perícia grafológica.

Você recomendaria a algum amigo ou familiar os programas patrocinados pela FUNIBER?

Claro, de fato hoje, a minha cunhada Viviana Granobles está cursando um mestrado em Auditoria e Gestão Empresarial por meio da FUNIBER. Cabe mencionar que eu gostaria de realizar, mais para frente, um doutorado em educação em alguma instituição da rede universitária com a que a FUNIBER colabora e poder acessar novamente seu programa de bolsas.