Entrevista com Julio César Martínez Espinosa, professor da especialização em Desenho e Gestão de Projetos

Entrevista com Julio César Martínez Espinosa, professor da especialização em Desenho e Gestão de Projetos

O Dr. Julio César Martínez Espinosa é professor da especialização em Design e Gestão de Projetos da Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México) e da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), ambas pertencentes à rede FUNIBER.

Uma das características do programa é seu caráter semipresencial, que permite um modelo de ensino híbrido e favorece uma maior interação entre os estudantes. O local das atividades presenciais é a Universidad Internacional Iberoamericana de México, em Campeche.

O plano de estudos da especialização tem como objetivo a implementação otimizada. Como parte de sua aprendizagem, os estudantes desenvolvem suas habilidades analíticas e conhecem as ferramentas necessárias para analisar, investigar e resolver problemas neste campo.

Nesta entrevista, o Prof. Dr. Julio César Martínez Espinosa descreve o perfil habitual neste programa de estudos e as oportunidades profissionais para os egressos. O professor também oferece sua perspectiva sobre o papel das novas tecnologias no desenvolvimento de projetos.

Leia a entrevista completa a seguir:

 

Para quem é este programa?

A todos os profissionais que, dentro de suas atividades, exijam projetar planos de ação estratégicos com metodologias padronizadas, buscando altos níveis de desempenho e qualidade.

Qual é o método de ensino combinado?

Consiste em aproveitar a dualidade de ambientes de formação, com disciplinas de capacitação (conhecimentos) e outras de formação de competências (competências), alcançando autonomia no desempenho profissional.

Que aptidões e habilidades os alunos obterão após a conclusão da especialização?

Terão autonomia específica no planejamento e programação das atividades, bem como na estimativa dos recursos necessários ao cumprimento dos objetivos estratégicos do plano de ação, tudo de acordo com a metodologia de gerenciamento de projetos do PMBOK desenvolvida pelo Project Management Institute. (ou PMI), que estabelece um critério de boas práticas relacionadas à gestão.

Que oportunidades de carreira existem para os alunos?

Os alunos que concluírem o programa serão capazes de se desenvolver profissionalmente como: consultores de projetos, gerentes de escritórios de projetos, gerentes de projetos de inovação tecnológica e conhecimento, pesquisadores na área de ciência de projetos e trabalho profissional na área de projetos, áreas de desenvolvimento de projetos pertencentes a governos, Áreas de desenvolvimento de projetos dentro de Universidades, Departamentos de gestão e administração de recursos, de projetos.

O aluno tem a possibilidade de uma vez concluída a especialidade, ser certificado como Técnico em Gestão de Projetos IPMA nível D, curso que você possui, que outras competências são necessárias para se diferenciar no mercado de trabalho?

Além das competências que serão adquiridas na especialidade de concepção e gestão de projetos, seria de grande valor como capital profissional possuir competências em planeamento estratégico, gestão de riscos, gestão da qualidade e competitividade.

Atualmente, existem várias ferramentas para gerenciamento de projetos on-line, como a plataforma Monday. O que significou, em sua opinião, o avanço tecnológico nessa área?

As ferramentas de tecnologia da informação e comunicação têm desempenhado um papel cada vez maior nas atividades de gestão pública e privada e significam que o profissional de gestão faz uso intensivo delas. Atualmente, a pandemia que vivemos nos mostra a importância de podermos fazer uma gestão com essas ferramentas para não paralisar as atividades econômicas e manter a sociedade funcionando. De agora em diante, não será possível pensar em uma gestão desconectada dessas ferramentas.

Depois de vários anos como professor, o que diria a esses profissionais interessados ​​nesta especialidade?

A formação não tem elevação final. É um processo contínuo e deve ser feito na rotina do profissional. Sempre há novos métodos ou ferramentas que devem ser incluídos em nossa própria coleção para melhorar o desempenho de nosso exercício. A especialidade em Desenho e Gestão de Projetos oferece ambos os aspectos: metodologias e ferramentas que irão melhorar significativamente a atuação do profissional no que se refere ao cumprimento de objetivos estratégicos na resolução de problemas atuais nas esferas pública e privada.

Você pode obter mais informações sobre o plano de estudos da especialização em Desenho e Gestão de Projetos no link a seguir.