A importância da ONU

onu

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra hoje, 24 de outubro, seu 73º aniversário. A maior instituição internacional presta especial atenção à educação como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento das sociedades, que passa por ser um dos grandes objetivos, e a autêntica razão de ser da FUNIBER como entidade.

Tal como o dia de hoje, em 1945, entrava em vigor a Carta das Nações Unidas, o tratado internacional fundador da organização, que os membros iniciais da organização assinaram em junho deste mesmo ano. A ONU nasceu ao término da Segunda Guerra Mundial para substituir a falida Sociedade das Nações, que por sua vez nascerá após a assinatura do Tratado de Versalles e o final da Primeira Guerra Mundial.

Conquistas

A organização nasceu com vários objetivos, um dos quais sendo prevenir conflitos armados após os horrores vistos na primeira metade do século XX, e, mesmo sendo indiscutível que ainda não conseguiu cumprir tal propósito, teve sim um papel importante na prevenção de conflitos globais, inclusive em um mundo marcado pela Guerra Fria. Apesar disso, suas conquistas mais destacadas chegaram em outras frentes, por exemplo:

– A Declaração dos Direitos Humanos, que é considerada uma das grandes conquistas da ONU, assinada em 1948 e, ainda que por si mesmo apenas constitua poucas linhas a se seguir e não um acordo internacional, é muitas vezes citada em muitas constituições e legislações nacionais e internacionais e também é parte essencial da Carta Internacional dos Direitos Humanos, que inclui acordos vinculantes para os países signatários. A Declaração é também um documento de referência que contribuiu para uma mudança na forma de pensar ao longo da segunda metade do século XX e inícios do XXI.

– O Acordo de Paris, um acordo internacional que estabelece medidas e sanções para a redução de gases do efeito estufa, que entrará em vigor em 2020, quando finaliza a vigência do Protocolo de Kioto. Também foi uma conquista alcançar que o resto dos países signatários ratificassem o acordo quando Donald Trump decidiu, em 2017, que os EUA se retirariam do pacto. A ONU mostra reiterada preocupação pela mudança climática, pelo desenvolvimento sustentável e pela implantação de energias renováveis.

– Os dias internacionais ou mundiais, que em determinadas ocasiões comemoram festividades ou celebrações, mas também são usados como uma efetiva ferramenta de conscientização diante de pandemias ou situações de interesse geral, como a AIDS ou a mudança climática

– A Agenda 2030, fato em que a ONU expandiu seus campos de atuação progressivamente e na atualidade abrange um grande número de setores da atividade humana e dos países, o que permitiu elaborar uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável que devem se cumprir em 2030, propósitos que abarcam temas como a saúde, a fome, a pobreza, a igualdade de gênero, a vida marinha ou a educação.

A importância da educação

A ONU trabalha para erradicar o analfabetismo no mundo. As missões de paz da organização buscam garantir transições democráticas, mediar conflitos e assegurar as condições ideais para evitar a pobreza e possibilitar assim o acesso da população a uma educação básica, algo que ajudaria a prevenir conflitos e a conseguir desfazer disputas mediante um diálogo razoável, algo que a ONU tenta realizar, ainda que nem sempre com sucesso, desde sua fundação.

As instituições educativas e também aquelas que possibilitam o acesso a formações, como é o caso da FUNIBER e seu Programa de Bolsas, possuem um papel muito importante na conquista da redução do analfabetismo no mundo, um dos objetivos da Agenda 2030.

A FUNIBER apoia e colabora com centros educacionais e instituições de vários tipos em diversos países, a fim de facilitar o acesso a uma formação sólida para quem deseje, sem exclusões ou restrições. A Fundação também oferece educação à distância para a qual não é necessária a criação de infraestrutura adicional pelas administrações locais e regionais, um sistema que, além de estimular o crescimento de áreas em desenvolvimento através da formação de suas habitantes, permitem que essas regiões invistam seus recursos em outras áreas.

Reconhecendo também que o papel crucial da mediação pacífica em muitas situações, a FUNIBER tem patrocinado há algum tempo o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, um programa ensinado na perspectiva da psicologia que oferece um treinamento muito completo para a resolução de disputas em um grande número de situações, desde pequenas brigas locais até confrontos nas mais altas esferas políticas.

A FUNIBER, assim como as instituições de ensino que detêm os mestrados e doutorados que patrocina, junta-se mais um ano às comemorações do aniversário da ONU, com as quais a Fundação concorda plenamente com seus princípios e objetivos, e deseja à maior organização internacional do mundo muitos sucessos no futuro. E que cumpra outras comemorações mais.