Entrevista com Jesús Antonio Ocoró Bonilla, estudante colombiano com bolsa FUNIBER

Entrevista com Jesús Antonio Ocoró Bonilla, estudante colombiano com bolsa FUNIBER

O estudante colombiano Jesús Antonio Ocoró Bonilla estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Educação, com um dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O estudante, que conheceu as atividades da Fundação através das redes sociais, recomenda os programas de estudo patrocinados pela instituição porque “o sistema educativo é flexível e acolhedor, você pode realizar outras atividades enquanto avança nos seus estudos”.

Leia a entrevista completa abaixo:

 

O que o levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

Há várias razões que me levaram a cursar meu mestrado com a FUNIBER.

A primeira razão foi a possibilidade de ter receber uma bolsa de estudos adequadas às minhas condições financeiras para financiar meu mestrado. Meu objetivo é continuar a adquirir conhecimentos, habilidades e competência para um melhor serviço na educação com a oportunidade de avançar para ser diretor, gerar mudanças e inovar no setor educacional. Melhorar minha economia, ajudar minha família e levar uma vida saudável e integral.

Um segundo motivo foram as recomendações feitas por ex-alunos, o que geraram confiança e credibilidade na Fundação. Também ajudou na minha decisão a energia transmitida por meu colega Rubén Darío Banguera com sua ânsia e desejo de capacitar-se. Sua colaboração no processo de matrícula foi a motivação para este sonho.

Além disso, a flexibilidade oferecida pela FUNIBER para financiar o mestrado me permitiu fazer os pagamentos sem ser pressionado financeiramente.

Eu também estava interessado no modelo educacional da universidade on-line, embora não fosse uma limitação em meu trabalho como professor.

Finalmente, a autoconfiança, o aprendizado com disciplina gerou excelentes resultados para alcançar o sucesso em meus objetivos.

 

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

A oportunidade de me capacitar de forma autônoma e assíncrona em uma prestigiada universidade estrangeira de ensino à distância, que oferece um sistema educativo amigável e uma plataforma fácil de usar. As orientações dos professores são claras e eles estão prontos para nos guiar. Destaco também a leitura física dos conteúdos, os trabalhos abordados a partir de um contexto real de minha experiência e os debates, que são muito enriquecedores e interativos, e mostram uma realidade a partir de diferentes percepções.

Isto me permitiu crescer em conhecimento, estabelecer uma boa interação na formação de equipes e no trabalho em equipe para alcançar um melhor desempenho acadêmico. Finalmente, vale a pena mencionar que, graças a esse curso, pude me aperfeiçoar, me autoavaliar, superar o medo que vem de enfrentar mudanças e melhorar meu desempenho acadêmico.

 

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

A vantagem deste sistema de ensino a distância é a oportunidade que a Universidade oferece à população para capacitar-se de forma inclusiva, flexível e autônoma, com o apoio de uma equipe de profissionais prontos para atender nossas dificuldades.

A desvantagem que destaco é não ter a oportunidade de interagir em uma classe síncrona, de conhecer meus professores e colegas de classe em meu grupo.

 

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

É possível, a partir de nossas expectativas, abrir novas oportunidades de trabalho, uma vez que a Universidade possui uma equipe especializada no acompanhamento da legalização e validação dos documentos em seu país de origem. Além disso, conto os conhecimentos adquiridos autonomamente a partir de minha experiência de trabalho, com a capacidade de ser crítico, reflexivo, contra os conteúdos ensinados no curso.

 

Que avaliação você faz deste último ano marcado pelo ensino on-line como consequência da pandemia de Covid-19?

Gostaria de reconhecer que a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças no sistema educacional, especialmente para as escolas que não estavam preparadas para ensinar em ambientes virtuais. Esse sistema provocou um avanço ao criar estratégias de mudança e inovação, dando origem ao ensino on-line.  Em meu contexto, consegui sincronizar as aulas com os alunos da Instituição Técnica de Educação Agrícola Justiniano Ocoró, fazendo uso de ferramentas TIC como parte prática do conhecimento do mestrado.

 

Se você deseja dar continuidade à sua formação, assim como Jesús Antonio Ocoró Bonilla, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: