Colômbia vence o concurso FuniMundial 2018 da FUNIBER!

Colômbia é a vencedora do concurso FuniMundial 2018

O finalista colombiano Yeimer Andrés Sanclemente Agualimpia foi proclamado vencedor da competição FuniMundial 2018 organizada pela FUNIBER, após uma emocionante final decidida por voto popular, em que conseguiu superar os candidatos do Brasil e da Venezuela.

Yeimer Andrés Sanclemente impressionou a comunidade da FUNIBER com seu trabalho “Futebolistas, livros e educação virtual”, no qual ele reflete sobre as oportunidades que os profissionais de futebol têm na busca pela educação superior. Além de mencionar alguns casos de jogadores que realizaram estudos universitários, ele enfatiza a oportunidade que a educação on-line oferece aos atletas de elite que querem fazer mestrado e doutorado.

O mais novo vencedor do FuniMundial 2018, que obteve 1213 votos, é um dos primeiros estudantes do Doutorado em Atividade Física e Esporte, um programa inovador de alto nível ministrado desde o último 15 de março pela FUNIBER e diplomado pela Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México).

No segundo lugar do concurso FuniMundial 2018, com 729 votos, está a brasileira Elisabete Santos de Oliveira, estudante do Mestrado em Comunicação Corporativa, diplomado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). A participante brasileira analisa em sua obra “Tática e tradição” as possíveis relações existentes entre as culturas de determinados países e as táticas e estilos de jogo utilizados por suas seleções.

A venezuelana Yolbeny Libey Labrador, estudante do Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela UNEATLANTICO, terminou conquistando o terceiro lugar no concurso FuniMundial 2018, com 251 votos. Yolbeny participou do FuniMundial 2018 com o trabalho “O futebol e a educação em valores”, um estudo sobre os valores que o futebol dissemina e que os jogadores divulgam, ou devem transmitir, em determinadas situações do jogo.

Esta é a segunda vez que a Fundação comemora o FuniMundial, após a enorme aceitação a primeira edição, realizada em 2014, por ocasião da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A vencedora dessa edição foi a costarriquenha Rosa Abdelnour Granadosf. Em 2016, a Fundação organizou pela primeira vez o concurso Olimpíadas FUNIBER, do qual Samuel Winesse, de Moçambique, foi o vencedor.

O FuniMundial 2018 da FUNIBER encerra-se com sucesso nas participações, ainda que o destaque tenha sido a animação dos membros da comunidade da FUNIBER na contribuição com seus trabalhos e na criatividade na construção de uma competição saudável e de conhecimento coletivo. Vale destacar, também, a oportunidade que os participantes tiveram de aprendizado sobre divulgação de seus trabalhos e projetos através de redes sociais, uma habilidade que, no mundo atual, merece ser considerada.

Com competições como a FuniMundial, a FUNIBER busca promover criatividade, educação, conhecimento e cultura. A disseminação desses valores é a razão da existência da Fundação.