Entrevista com Pablo Josué Rossil Chamalé, aluno do MBA Semipresencial

Entrevista com Pablo Josué Rossil Chamalé, aluno do MBA Semipresencial

O estudante guatemalteco Pablo Josué Rossil Chamalé está cursando, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA) Semipresencial, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Pablo Josué é engenheiro químico com especialização em meio ambiente, com experiência na área de gestão de projetos de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na América Central.

Atualmente ele trabalha como gerente de produto e gerente de produção em várias empresas. Nesta entrevista, ele compartilhou sua opinião sobre sua participação no encontro Plan de Empresa del MBA Semipresencial, realizada de 14 a 18 de setembro pelo Departamento Acadêmico de Projetos (DAP) da FUNIBER:

 

Quais das aulas ministradas pelos tutores foram fundamentais para a compreensão e elaboração dos exercícios?

As aulas; “Análise de viabilidade do projeto da empresa”, “Avaliação Econômica do Projeto da Empresa” e “Análise e Quantificação de Riscos” foram essenciais para o entendimento e desenvolvimento das atividades, que considero ser o pilar do “Plano da Empresa” desde a Verificamos se é realmente viável e viável realizar o projeto.

 

Qual dos temas discutidos durante a reunião despertou o maior interesse ou você considera o mais relevante para a sua prática como gestor de negócios?

Tomando a primeira questão, o tema “Análise e Quantificação de Riscos” me despertou o interesse, pois nos permite contemplar aspectos imprevistos ou fragilizados na gestão da empresa e quantificá-los gera um panorama muito mais objetivo de como desenvolver a empresa e qual fluxo de caixa deve ser mantido para mitigar, repassar ou controlar esses riscos. Uma ferramenta muito útil para a identificação destes itens é a análise SWOT, pois por meio dela podemos determinar a que riscos, tanto a nível organizacional como territorial, pode estar exposta a direção e gestão da empresa.

 

O que você acha do nível acadêmico do conteúdo desenvolvido?

Existem cursos muito técnicos, como por exemplo “A Avaliação Econômica do Projeto da Empresa”, que utiliza termos financeiros que para serem interpretados devem ter um estudo prévio, como índices financeiros ou demonstrações financeiras. Os cursos recebidos durante a semana têm um nível acadêmico suficiente, no auge de uma especialização como o mestrado.

Se você deseja ampliar seus estudos como Pablo Josué Rossil Chamalé e se candidatar a uma bolsa para cursar um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em: