Projeto Final: o que é preciso superar esta última etapa?

Projeto Final: o que é preciso superar esta última etapa?

A Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) organizará, no dia 2 de fevereiro, o webinar “Projeto Final: última etapa para obter seu diploma”, que será ministrado pela Profa. Dra. (c). Vanessa Yélamos.

No webinar, a professora explicará as etapas que compõem este processo e os passo que os estudantes devem superar. Além disso, serão oferecidos conselhos sobre a escolha do tema, uma das questões que mais preocupam os estudantes.

A Dra. (c) Vanessa Yélamos é atualmente a coordenadora acadêmica do Mestrado em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional, promovido pela FUNIBER através de seu programa de bolsas de estudo. Tem formação em Psicologia e mestrado em Coaching Integral e em Coaching Sistêmico.

Entrevistamos a professora a fim de nos aprofundarmos nas questões mais relevantes relacionadas com o Projeto Final.

 

Que passos anteriores os alunos devem tomar antes de iniciar o Projeto Final?

Na área de Psicologia e RH, para que os estudantes possam iniciar o Projeto Final, é necessário cumprir alguns requisitos

  • Ter superado 2/3 das disciplinas do programa acadêmico (aproximadamente 66%).
  • Para todos os alunos de mestrado, esta porcentagem deve incluir estudar e ser aprovado na disciplina Metodologia de Pesquisa Científica (se estiver incluída em seu programa de estudos).
  • Os estudantes que estão cursando programas com Seminário(s) de Pesquisa também devem contar com a respectiva aprovação.

Quando o estudante cumprir estes critérios, poderá começar com a primeira tarefa para o desenvolvimento do Projeto Final, a proposta e seleção do tema.

Para esta primeira fase, com a seleção do tema, o estudante deve trabalhar com o Modelo D0, disponível nas Normas do Projeto Final.

A escolha de um tema ruim pode prejudicar o estudante no desenvolvimento de seu Projeto Final?  

É claro que um mau tema pode ser prejudicial para o estudante, no sentido de que pode ficar atrasado porque não é um tema suficientemente “viável” ou “factível” para poder desenvolvê-lo em seu Projeto Final. Seja porque o estudante não tem acesso à amostra/população com a qual deseja trabalhar, seja porque não tem os recursos (humanos, materiais, temporais, espaciais, etc.) para desenvolver esse tema. Também pode ser porque não é um tema que o leve a desenvolver um projeto de aplicação prática, ou seja, um projeto de natureza profissionalizante.

Os estudantes da área de Psicologia e Recursos Humanos devem desenvolver um Projeto Final com foco profissional, através do qual devem desenvolver uma proposta prática de ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um contexto profissional real específico, relacionado ao campo de trabalho ao qual o programa estudado pelos estudantes pertence.

 

Quais são os principais erros cometidos pelos estudantes durante o Projeto Final?

Os erros que os estudantes geralmente cometem dependem da etapa do processo do Projeto Final em que se encontram.

Como mencionei anteriormente, na fase inicial com a proposta do tema, o erro mais comum é que os estudantes não apresentam temas viáveis ou factíveis para desenvolver em seu projeto. Além disso, acontece frequentemente de os estudantes confundirem os modelos, por exemplo, quando ainda estão na fase inicial de seleção do tema, quando deveriam trabalhar com o modelo D0 e já estão trabalhando sobre o modelo D1, no qual devem refletir sobre uma proposta de título, a definição dos objetivos e a descrição de uma metodologia.

Já na fase de desenvolvimento do Projeto Final, os erros que eles cometem estão mais relacionados a aspectos formais ou de conteúdo. Por exemplo, se eles não souberem como aplicar corretamente as Normas de Referências da APA para as citações que incluem em seu trabalho, ou se não referirem corretamente as fontes que citaram em seu trabalho. Além disso, em termos de formato de apresentação, eles não cumprem o que é indicado nas Normas do Projeto Final, por isso é essencial, insisto, estar familiarizado com elas desde o início.

 

 – Que conselho você daria aos estudantes para superar possíveis medos ou preocupações relacionadas a este trabalho?  

Como coordenadora de Projetos Finais da área de Psicologia e RH, o conselho que posso oferecer aos estudantes é:

-pensar em um tema que seja fácil de colocar em prática, com o qual possam desenvolver um projeto de aplicação prática a um problema real que tenham sido capazes de identificar em um de seus contextos mais próximos e que sirva como proposta para seu Projeto Final.

-ler as Normas do Projeto Final, uma vez que elas descrevem em detalhes as etapas do processo de desenvolvimento do Projeto Final, incluem os modelos dos documentos com os quais devem trabalhar em cada uma das etapas do Projeto Final, as normas de referências da APA e as normas sobre os aspectos formais da apresentação.

-estabelecer um cronograma desde o início, com a definição de algumas etapas e do plano de ação a ser desenvolvido para cada uma dessas etapas, algo que fará com que os estudantes tenham uma maior sensação de compromisso e responsabilidade com seu Projeto Final.

-ter aspectos claros relacionados à metodologia que o estudante seguirá para seu Projeto Final, tais como a amostra, as variáveis, os instrumentos, os procedimentos, etc.

-sempre que tiverem dúvidas, buscar o apoio dos responsáveis acadêmicos de referência, dependendo da etapa do processo do Projeto Final em que se encontram. Falamos da Secretaria de Projeto Final para a fase inicial e o Orientador do Projeto Final durante a fase de desenvolvimento do Projeto Final.

 

Qual o papel de métodos como o coaching neste processo de aprendizagem final para os estudantes?

Como coach e coordenadora acadêmica dos programas de coaching, devo esclarecer que a visão que oferecemos do coaching não é apenas como um método ou uma prática, definimos o coaching como uma forma de ver e entender a vida. O coaching nos faz olhar para o futuro, para as possibilidades. Faz com que potencializemos os recursos que nos ajudam a atingir os objetivos desejados. Faz com que pensemos em um processo de mudança, de transformação, de crescimento.

Portanto, acho que o coaching pode proporcionar ao estudante uma forma de entender este processo de aprendizagem final, mais como uma nova oportunidade para se transformar e crescer pessoal e profissionalmente. Com o projeto final, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos que tenha uma aplicação prática a um problema real identificado por eles, de modo que podem se tornar projetos que realmente conseguem mudar ou resolver esse problema, algo que pode beneficiar muitas pessoas. Estes resultados alimentam diretamente o processo de ensino-aprendizagem do estudante, mas também seu próprio processo de mudança, crescimento e transformação pessoal ou profissional que eles estavam procurando.

Por outro lado, a própria metodologia de coaching pode servir como uma proposta para um tema a ser desenvolvido no Projeto Final. Em outras palavras, os estudantes apresentam programas de coaching a serem aplicados em uma organização específica, por exemplo, para melhorar a comunicação, a tomada de decisões ou a motivação de seus colaboradores.

 

O webinar é gratuito e aberto a todos os interessados no tema, e será transmitido ao vivo em cada país onde a FUNIBER está presente.

Os horários das transmissões podem ser encontrados no seguinte link: Horários do Webinar

Para participar, é preciso se inscrever:

Inscrição no Webinar O Projeto Final: última etapa para obter seu diploma

As inscrições se encerram 24 horas antes do webinar.

Mais informações: Próximo webinar sobre o Projeto Final organizado pela FUNIBER