Entrevista com Rossella Fiamingo, atleta olímpica italiana e estudante bolsista da FUNIBER

Entrevista com Rossella Fiamingo, atleta olímpica italiana e estudante bolsista da FUNIBER

A aluna e atleta Rossella Fiamingo, medalha de bronze em Tóquio 2020 na  esgrima, cursou o Mestrado em Nutrição e Dietética Aplicada ao Esporte, ministrado Università Politecnica delle Marche em colaboração com a Fundação Internacional Iberoamericana (FUNIBER).

Não perca a entrevista completa abaixo: 

Como tem sido sua experiência no mestrado, considerando seus muitos compromissos?

 “Fui muito bem. Foi perfeito, porque as matérias do mestrado eram muito aprofundadas e, acima de tudo, eu pude estudar de qualquer lugar do mundo, podendo acessar todo o conteúdo do meu PC sem precisar viajar”. 

Por que você escolheu esse mestrado específico?

Quando procurei um mestrado em nutrição, não só não havia muita oferta, mas os que encontrei não eram tão ricos em informações e conteúdo. No programa de mestrado patrocinado pela FUNIBER, além dos tópicos básicos, encontrei muitos detalhes interessantes”.

O que isso acrescentou em sua formação?

Sou nutricionista, mas na minha universidade estudávamos mais patologias e não havia absolutamente nenhuma disciplina na área de esportes. Atualmente, embora a nutrição esportiva esteja muito na moda, é difícil encontrar um mestrado tão completo quanto este”.

Você também achou útil do ponto de vista prático?

Sim, é um mestrado muito prático e completo. Também me dei muito bem com o tutor, que respondeu rapidamente a qualquer pedido de esclarecimento. Esse foi um aspecto fundamental, pois, sendo um curso a distância, ainda é necessário o contato pessoal direto, e encontrei a colaboração de todos, inclusive da secretaria estudantil”.

Do ponto de vista do atleta e da esportista, o que o motivou a completar esse novo desafio?

Estudo para sempre elevar o nível, porque o esporte para mim é meu habitat natural, é onde sempre me sinto confortável. Então, preciso fazer algo mais difícil para perceber o que é difícil. Portanto, era uma meta a ser alcançada antes de me classificar para as próximas Olimpíadas, então agora, depois de terminar meus estudos, só posso me concentrar em competições, na esgrima. No entanto, agora me sinto completo e, acima de tudo, mais forte porque consegui enfrentar algo que parecia maior do que eu”.

Se você deseja ampliar seus estudos como Rossella Fiamingo, e concorrer a uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou especialização, saiba mais em: