Opinião de Carlos Medina, aluno da Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental e Auditoria, patrocinada pela FUNIBER

Opinião de Carlos Medina, aluno da Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental e Auditoria, patrocinada pela FUNIBER

Carlos Medina, aluno do Paraguai bolsista da FUNIBER da Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental e Auditoria, opina sobre sua experiência estudando a distância

Carlos, natural do Paraguai, é Advogado e Graduado em Ciências da Comunicação, ambos os cursos da Universidad Nacional del Este. Atualmente, cursa o último ano do curso de Criminalística na Universidad Internacional Tres Fronteras. No ano 1996, ganhou o primeiro prêmio em tecnologia no Instituto Adventista de la Plata (Argentina) pela fabricação de um protótipo de satélite gerador de ozônio.

O aluno do Paraguai é funcionário do Ministério Público em seu país desde o ano 2004 até hoje, onde é Assistente Fiscal.

Conversamos com o estudante paraguaio para conhecer sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar a Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental e Auditoria da FUNIBER?

No Ministério Público, existe uma Unidade Especializada de luta contra crimes ambientais. Na legislação atual, tanto dentro do Código Penal como em outras leis especiais, os delitos e crimes cometidos contra as bases naturais ou contra o ambiente geram sanções. Do mesmo modo, estabelecimentos industriais que não cumprem com o estudo de impacto ambiental podem ser sancionados com penas privativas de liberdade e fortes multas. Como o estudo de impacto ambiental é necessário e obrigatório para diversas atividades industriais, decidi cursar a Especialização em Impacto Ambiental e Auditoria para compreender melhor em que lugar estou situado. Decidi estudar através da FUNIBER, em primeiro lugar, por uma questão econômica, já que oferece bolsas de estudo, e, em segundo lugar, porque é uma das Fundações que implementou a educação a distância de forma ordenada e sistemática.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

O que eu mais gostei é a técnica de proteção ambiental, com a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental, a redução do consumo de energia, de água e das matérias-primas, e a redução de ruídos incômodos provenientes de fábricas. Isto permite às empresas produzir mais com o menor custo possível e com mais proteção ambiental.

O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?

Os professores são excelentes. São muito compreensivos com o aluno e, principalmente, quando o aluno se equivoca, os professores dão oportunidades ao aluno até que se suas dúvidas fiquem esclarecidas, e, assim, aprender sobre a Especialização em si.

Como Advogado, em que a Especialização em Avaliação do Impacto Ambiental e Auditoria da FUNIBER contribuiu?

Como Advogado, a Especialização contribuiu com o manejo das Normas Internacionais ISO 14001, 9001 e os passos da Auditoria em uma empresa, a revisão e, finalmente, a certificação que dá uma garantia de produção tanto para a empresa fabricante de produtos ou montadora como para o próprio consumidor.

Como Assistente Penal, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?

Como Assistente Fiscal-Penal, os conhecimentos adquiridos me levaram, no campo jurídico, a compreender melhor se uma empresa cumpre ou não com os requisitos exigidos pelas Normas Internacionais e, principalmente, de que maneira está contribuindo negativamente à poluição atmosférica de origem industrial e que riscos representa à população e ao mundo inteiro. Ou seja, qual é o impacto produzido na natureza e, obviamente, se estiver contribuindo de forma negativa, enquadrar a conduta dessa empresa dentro das previsões que estabelecem as leis penais e proceder às sanções correspondentes.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

A melhor forma de estudar hoje em dia, com todos os avanços tecnológicos, é a educação a distância, pois economiza tempo, dinheiro, aprende-se melhor e em menor tempo. O saber não ocupa espaço e adquirir conhecimentos de outros países de primeiro mundo, como da Europa e seus arredores, contribui enormemente para meu país como país subdesenvolvido, pobre em educação mas com riquezas naturais que, por falta de conhecimentos, não sabemos cuidar e dar proteção.

Links relacionados: