Sandra Gervilla apresenta o novo Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte patrocinado pela FUNIBER

Sandra Gervilla apresenta o novo Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte patrocinado pela FUNIBER

Sandra Gervilla é a coordenadora acadêmica e docente do novo Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte patrocinado pela Fundação Universitária Iberoamericana, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

A professora Sandra Gervilla é graduada em Nutrição Humana e Dietética, Mestre em Atividade Física e Saúde e Cineantropometrista ISAK Nível I.

Quais são os objetivos do Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Esporte?

Com este Mestrado busca-se formar profissionais nas áreas da nutrição e a atividade física, tanto para sua aplicação na área da saúde como para o desempenho esportivo.

Cada vez mais estudos dão muita importância à nutrição para melhorar o rendimento esportivo. Qual papel, você acredita que tem a alimentação na vida de um esportista? E como ferramenta para melhorar ou manter a saúde da população em geral?

O esporte, e especialmente o de competição, é uma atividade que requer do praticante certas capacidades físicas e também muita disciplina, que envolve seguir planos de treinamento rigorosos e dietas especificamente projetadas para a consecução dos objetivos. Ao aumentar o nível de competição convém aperfeiçoar o cuidado de cada um desses elementos para otimizar os resultados do treinamento e aproveitar o potencial do corpo, nesses casos aspectos como o planejamento nutricional exercem maior importância, podendo chegar a ser fatores importantes e inclusive determinantes para a consecução dos objetivos.

Por outro lado, a nutrição é um dos pilares básicos para a promoção, melhora e manutenção da saúde. Todo aquele que spot umas dietas alimentares saudáveis a sua dieta contribui em grande medida à melhoria de sua condição física e de saúde, diminuindo o risco de doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Em matéria de nutrição esportiva, muita gente recorre a suplementos proteicos ou energéticos. Como podem ajudar a um esportista?

Dado o crescente aumento de pessoas preocupadas com seu físico, muita gente recorreu ao consumo de suplementos nutricionais. Os suplementos proteicos exercem especial importância neste contexto, já que seu efeito no aumento na síntese de massa muscular e a redução da massa gorda chama a atenção de muitos usuários. Entretanto, na maioria dos casos sua utilização não é necessária e podem obter resultados similares mediante um treinamento adequado e uma prescrição nutricional adaptada a suas condições e necessidades.

No caso dos suplementos energéticos, talvez sua utilização não se vincule tanto ao perfil de usuário de ginásio e sim mais ao do esportista de resistência, embora em muitas ocasiões sujeitos iniciados na prática de esportes de resistência como pode ser o atletismo fazem uso deste tipo de suplementos sem ser estritamente necessários nem fazer um uso devidamente controlado deles. Terá que levar em conta que um mau uso de qualquer destes produtos pode resultar em uma diminuição do rendimento ou inclusive, em problemas de saúde.

É recomendável o uso de suplementos proteicos para pessoas com obesidade ou a quem lhe tenha diagnosticado alguma patologia?

Devido ao efeito anabólico da mesma e à desejada perda de gordura de pessoas com sobrepeso ou obesidade, poderia parecer recomendável a ingestão desses suplementos acompanhada da prática do exercício físico. Entretanto, a educação nutricional junto com a aquisição do hábito de prática de atividade física seriam os pilares fundamentais para este tipo de perfis, não os suplementos.

A respeito disso, diversos estudos mostraram que a ingestão de Whey protein melhora a composição corporal e reduz alguns fatores de risco cardiovascular. Entretanto, outras pesquisas observaram interferências com a captação de glicose mediada pela insulina em pacientes com suplementação proteica crônica, sendo, portanto, um fator importante a destacar em pacientes em perigo de sofrer de insulino-resistência, ou que já a padeçam.

Em que consiste o programa de estudos do Mestrado?

O Mestrado apresenta blocos claramente diferenciados como a aprendizagem e a aplicação de métodos de pesquisa, as corretas aplicações de dietas de nutrição e de exercício físico com objetivos relacionados com a saúde e, por último, o uso da nutrição e a atividade física para otimizar o rendimento esportivo.

A quem será destinado o Mestrado?

O Mestrado será direcionado a licenciados e graduados nas áreas de Nutrição, Ciências da Saúde e Ciências da Atividade Física e o Esporte.

Quais possibilidades profissionais podem esperar os estudantes que realizem o Mestrado?

Este Mestrado permite a formação de profissionais com interesse na atividade física e a nutrição para poder dedicar-se à promoção da saúde, e a melhoria do rendimento esportivo, também é útil para aquelas pessoas que já se dedicam a estes âmbitos e desejem uma atualização de seus conhecimentos para poder oferecer melhores serviços.

Qual metodologia propõe a FUNIBER para a realização do Mestrado?

A metodologia tem um caráter global e colaborativo entre estudantes e também com o pessoal docente. Mediante a formação contínua, o aluno poderá aproveitar todas as vantagens da formação on-line.

Em quantos anos o Mestrado pode ser concluído?

O Mestrado pode ser concluído em um período de dois anos aproximadamente.

O que se espera dos estudantes neste Mestrado?

Espera-se que todos os alunos que iniciem o Mestrado estejam motivados pela realização da mesma e que ponham todo o interesse possível para aproveitar ao máximo a experiência e aplicar o aprendido a sua vida profissional.

Quais recomendações, você faria para quem pretende começar o Mestrado?

Recomendaria que sega a estrutura do programa para poder aproveitar todas as possibilidades de aprendizagem possíveis. É aconselhável também interagir com os tutores e, é obvio com seus companheiros, aproveitando assim a pluralidade dos estudantes do Mestrado, que serão alunos de todo o mundo.