Entrevista com o Dr. Alberto Gaspar Vera no 15º aniversário do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP) da FUNIBER

Entrevista com o Dr. Alberto Gaspar Vera no 15º aniversário do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP) da FUNIBER

Por ocasião do 15º aniversário do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP), entrevistamos o Dr. Alberto Gaspar Vera, professor da área de projetos da FUNIBER.

Alberto Gaspar Vera, com formação em Arquitetura, Urbanismo e Desenvolvimento Territorial, esteve envolvido no DAP desde o seu início.

Nesta entrevista ele detalha a evolução do Departamento desde as suas origens em 2005, bem como as principais tarefas que estão a ser realizadas.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

 

Como surgiu o Departamento de Projetos da FUNIBER?

Começou em 2005 com alguns professores e um pequeno grupo de alunos do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos em espanhol. Teve a sua origem na experiência de um grupo de professores e licenciados da Universidade Politécnica da Catalunha e com base no trabalho académico e profissional do Dr. Jaume Blasco.
Uma das primeiras tarefas foi adaptar o material de estudo de uma metodologia orientada apenas para projetos de engenharia, para uma metodologia adequada à formulação de todos os tipos de projetos, independentemente da disciplina em que seja aplicado. Nosso primeiro programa foi o Mestrado em Desenho Gestão e Direção de Projetos.

 

Como foi a evolução do Departamento nos últimos 15 anos?

Originalmente, os programas eram oferecidos apenas em espanhol, mas posteriormente foram adicionados cursos em português e francês. As atividades presenciais (workshops, conferências, cursos semipresenciais) foram incorporadas às atividades por meio das plataformas virtuais.

O número de alunos cresceu rapidamente, de modo que ano após ano foram agregados novos professores de diversos países e criada uma Secretaria Acadêmica exclusiva para a Área de Projetos. Além disso, por meio do acordo de cooperação que a FUNIBER mantém com a Associação de Gestão de Projetos da Argentina (AGPA) e a Certificadora IPMA Argentina (OCIA), foi incorporada a possibilidade de cada aluno ser certificado profissionalmente como Técnico em Gestão de Projetos IPMA Nível D.

 

Como evoluiu o conteúdo acadêmico e o suporte instrumental para as atividades pedagógicas?

Como a metodologia de trabalho na formulação de projetos é baseada no “aprender fazendo”, é utilizado um Ambiente de Trabalho Colaborativo para as atividades acadêmicas, muito adequado para esta modalidade de ensino.

A plataforma computacional utilizada ao longo do tempo é a mesma, pois comprovou sua eficiência, com as correspondentes atualizações tecnológicas. No conteúdo acadêmico e nos procedimentos pedagógicos, a cada ano a atividade desenvolvida é avaliada e a organização é revisada em conformidade.

 

Qual é a situação atual do Departamento?

Em 2020 o Departamento atende as atividades de Doutorado (com diferentes orientações), oito Mestrados e seis Especializações, algumas totalmente virtuais e outras semipresenciais, e com diplomas de diferentes universidades. Também do Departamento temos colaborado no desenvolvimento de metodologias para outras áreas acadêmicas da FUNIBER.

Centenas de alunos participam todos os anos e tem mais de 30 professores. Tem sua Diretoria, secretaria acadêmica e administração central nos escritórios da FUNIBER na cidade de Buenos Aires, mas o corpo docente está localizado em vários países da América do Sul, Espanha e África.

Periodicamente, são realizadas reuniões presenciais de todos os docentes que integram o Departamento, com o objetivo de atualização e intercâmbio de atividades. Hoje, o Departamento Acadêmico de Projetos trabalha com o apoio do IPMA Argentina e do IPMA Uruguai, o Organismo de Certificação OCIA do IPMA, FIDBAN e MLS Journals.

Durante o mês de setembro, o DAP também realizou a 50ª edição do Módulo de Desenho de Projetos. o Diretor do DAP, Dr. Roberto Alvarez, detalhou em entrevista a evolução e trajetória deste módulo.