Natalí de Oliveira Alencar recebe prêmio pela primeira colocação do IV Concurso Publicação Solidária no III Encontro de Educação

A ganhadora do IV Concurso da FUNIBER Publicação Solidária, a brasileira Natalí de Oliveira Alencar, recebeu o prêmio do primeiro lugar do concurso – na última quarta-feira, dia 24 de janeiro – das mãos da vice-diretora internacional da Fundação, Marta Escolà. A entrega foi parte da cerimônia de abertura do III Encontro de Educação que a FUNIBER organizou na cidade de Florianópolis, entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2018.

Natalí, estudante do Mestrado em Comunicação da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), escreveu um texto muito emocionante sobre a ONG brasileira Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização que oferece apoio para pessoas em situações de vulnerabilidade e risco de exclusão social para evitar o suicídio, causa pela qual no Brasil morrem 32 pessoas por dia.

A ganhadora do IV Concurso FUNIBER Publicação Solidária, ao receber o prêmio, declarou que muito mais importante que a sua vitória, foi o fato que “levar o artigo ao conhecimento das pessoas ajudou muitas pessoas a conhecer o Centro de Valorização da Vida (CVV) e seu trabalho” com a esperança de poder “ajudar quem estivesse passando por algum momento difícil e precisasse de apoio emocional”.

A aluna brasileira alcançou o prêmio em uma  votação apertada vencendo por apenas 23 votos, 4174 a 4151, para a estudante colombiana Juliana Patricia Marín, que escreveu um  texto repleto de esperança e otimismo sobre suas experiências na ONG com a qual ela colabora como voluntária, a ACM/YMCA de Quindío (Colômbia). O terceiro lugar foi para Ana Elisa Martínez da Guatemala, que apresentou um dos textos mais inspiradores da quarta edição da Publicação Solidária, que falava sobre a ONG Associação La Alianza.

O primeiro prêmio é avaliado em 1000 euros, no qual a ganhadora doará para a ONG representada, o CVV. Já o segundo lugar recebeu 500 euros, no qual também a estudante colombiana dedicará ao mesmo fim.

O objetivo principal do concurso anual da FUNIBER, Publicação Solidária, é divulgar a atividade de organizações cujo trabalho muitas vezes passa despercebido pela mídia e pelo público em geral.