Opiniões FUNIBER Costa Rica: Uma dissertação de sucesso

Opiniões FUNIBER Costa Rica: Uma dissertação de sucesso

Greivin Mauricio Pérez, aluno da FUNIBER Costa Rica, comenta sobre estudar um mestrado a distância e a experiência de apresentar sua dissertação em um Congresso

Greivin é graduado em Química pela Universidad de Costa Rica (UCR) e tem um Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI), em colaboração com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

O aluno da Costa Rica trabalha atualmente no Centro de Pesquisa em Contaminação Ambiental (CICA) da UCR como Coordenador do Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas e Contaminantes Orgânicos.

Estudar a distância com a FUNIBER

O aluno da FUNIBER, de origem costa-riquenha, iniciou seu mestrado em novembro de 2011 e concluiu seus estudos em dezembro de 2014. Embora Greivin, a princípio, desconfiasse da formação online, depois de pesquisar sobre a qualidade dos estudos e saber que o título era homologado na Costa Rica pelo Conselho Nacional de Reitores (CONARE) e pelo Ministério de Relações Exteriores, solicitou uma bolsa da FUNIBER, que lhe foi concedida para continuar com sua formação superior.

Os principais benefícios que o estudante destaca sobre a educação a distância são a flexibilidade horária e a possibilidade de poder conjugar os estudos com a vida profissional. Além disso, o aluno destaca que os pilares fundamentais dosestudos na FUNIBER são “a qualidade do mestrado e dos temas desenvolvidos, assim como o contato com professores de vasta experiência e qualidade humana”.

Em suma, Greivin Pérez afirma que “a FUNIBER é um projeto sério e profissional, com uma plataforma forte e bem estabelecida”.

Dissertação da FUNIBER em um Congresso Latino-americano

Para poder concluir seus estudos, o aluno da FUNIBER realizou a dissertação do final do Mestrado titulada “Perfil de avaliação de riscos em resíduos de ingredientes ativos de pesticidas em matrizes de origem vegetal”, dirigida pela Doutora Gianni Kurtz, da FUNIBER. O estudo permite identificar os resíduos em ingredientes que representam um problema ou uma fragilidade no âmbito legislativo, ou de violação dos limites máximos de resíduos que afetam a saúde e o meio ambiente.

O aluno da FUNIBER decidiu apresentar os resultados da dissertação no V Congresso Latino-americano de Resíduos e Pesticidas (LARPW 2015), porque é um campo de estudo pouco desenvolvido em seu país e com grande projeção. O Congresso foi realizado na Pontificia Universidad Católica de Chile (PUCP), em Santiago do Chile, de 10 a 13 de maio.

Greivin Pérez afirma que o Congresso, além de dar reconhecimento e a possibilidade dedifundir os resultados do seu trabalho, “serviu para conversar com cientistas de reconhecida trajetória em sua área de estudo, e para despertar o interesse de várias instituições para continuar esta linha de pesquisa”.

Endereços relacionados: