Opinião de Denis Reyes, aluno bolsista pela FUNIBER: “Quando finalizas os estudos on-line, queres mais”

Opinião de Denis Reyes, aluno bolsista pela FUNIBER: “Quando finalizas os estudos on-line, queres mais”

Denis Armando Reyes Juárez estudou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos atraído pela qualidade do programa e a possibilidade de estudar em seu tempo livre. Este aluno de Santa Rosa de Copán, a cidade mais importante do ocidente hondurenho, desfrutou de uma grata experiência estudando a distância, obtendo conhecimentos que aplica em sua vida profissional, adaptando-se à modalidade de estudo on-line até o ponto de perder o estudo quando terminou seu Mestrado.

Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Um familiar me falou dos programas que a FUNIBER patrocina, assim que liguei para o escritório de Tegucigalpa para ter mais informações, e também consultei a internet.

O que lhe fez decidir pela FUNIBER?

Atualmente em Honduras são oferecidos muitos mestrados em Gestão de Projetos em algumas universidades privadas, mas seu perfil nunca me pareceu atrativo. Por outro lado, o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos que a FUNIBER patrocina oferece conhecimentos e formação de alto nível, com clareza nas três fases do processo de realização de projetos. Devo ressaltar o interessante do Módulo de Desenho, assim como o enriquecedor de seu elemento multicultural e de trabalhar com outros alunos de todo o mundo.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e respaldado em seus estudos?

Muito satisfatória, já que a plataforma oferece diferentes alternativas como apoio quando surgem dúvidas. Gostei muito das leituras opcionais da biblioteca virtual, já que contêm muitos estudos e pesquisas interessantes que possuem relação com os estudos.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e inconvenientes tem este sistema? Foi duro poder finalizar seus estudos?

Enriquecedora, uma vez que a metodologia obriga aos estudantes a tomar um papel mais ativo para pesquisar por iniciativa própria, o que faz com que o aluno melhore suas habilidades para esse tipo de tarefas. Pessoalmente, foi uma grande vantagem poder estudar a distância, uma vez que este modelo permitiu com que eu adaptasse os estudos a meu ritmo e horário, sem deixar de responder satisfatoriamente com outros compromissos. Não foi duro no total, já que quando o aluno entra nesta dinâmica, os estudos tornam-se hábito, e quando terminas queres mais.

A formação cursada e seu professorado cumpriram com suas expectativas?

Em uma alta porcentagem, diria que 9 de 10, facilmente, em ambos os casos.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Além dos conhecimentos adquiridos, destaco em grande parte que o Mestrado permitiu fazer 4 novos amigos em diferentes países (México, Colômbia, Peru e Bolívia).

Por outro lado, graças à qualidade dos conteúdos, ampliei meu léxico profissional, o que agradeço em reuniões de trabalho e na correspondência formal no ambiente de trabalho.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, e além disso de forma consciente, uma vez que diariamente consigo ver a diferença entre o antes e o depois de estudar o Mestrado. Recentemente, me foram solicitados projetos habitacionais que, sem dúvida alguma, farei de maneira muito melhor graças aos conhecimentos adquiridos no módulo de desenho.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Definitivamente sim, já que desejo ser acadêmico ou professor universitário em minha cidade. Também espero, em um futuro próximo, poder manejar projetos de desenvolvimento local que sejam geridos ou financiados por agências de cooperação internacional.

Você recomendaria para algum amigo ou familiar estudar os programas patrocinados pela FUNIBER?

Sim, já fiz, e voltarei a fazer.

Como você avalia poder receber os conteúdos da formação em formato físico, além de podê-los consultar on-line? Foram úteis os materiais impressos?

Definitivamente que sim; é algo que facilita o estudo, já que estava acostumado a isso em meus estudos universitários e gosto da ideia de não desvincular o clássico do moderno, sendo que nem sempre é cômodo estudar com um dispositivo eletrônico, particularmente se alguém deseja fazer correções ou agregar notas.

Foi uma vantagem a FUNIBER ter uma sede física em seu país?

Sim. É uma via de contato mais rápida e efetiva. Podia entrar em contato ou vice-versa, em qualquer momento, de qualquer local, apenas tendo comigo um celular.