Entrevista com Juan Ignacio Jones, aluno de Oceanografia com bolsa pela FUNIBER

Entrevista com Juan Ignacio Jones, aluno de Oceanografia com bolsa pela FUNIBER

Para Juan, buscava uma bolsa para o desenvolvimento dos estudos e descreveu a experiência que teve como muito satisfatória. Os estudos em Oceanografia têm sido muito úteis e aplicados, pois ele trabalha em uma área marinha protegida

 

  • O que você destacaria sobre sua experiência estudando estudos patrocinados pela FUNIBER?

Eu acho que a resposta imediata diante de situações particulares é muito valiosa. Da mesma forma, o cronograma e os horários exigidos sempre foram respeitados.

 

  • O que fez você escolher a FUNIBER para estudar o ensino superior?

Embora já tenha tido formação superior como Técnico em Administração de Áreas Protegidas, e Graduação em Gestão e Diagnóstico Ambiental, o fato de poder ter acesso a uma Especialização em Assuntos Marinhos com a modalidade a distância me fez escolher oferta acadêmica da FUNIBER. Por outro lado, a possibilidade de acessar uma bolsa parcial para o desenvolvimento de estudos é muito valiosa.

 

  • Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

A principal vantagem é a possibilidade de acessar planos de estudo que não estão disponíveis em alguns países, como o exercício de autodisciplina de preencher os prazos necessários para cada disciplina e tarefas.

Eu acho que a única desvantagem que poderia ser identificada tem a ver com a pessoa e não com o sistema a distância. Uma vontade diferente é exigida para a formação presencial, já que nesta última modalidade a presença do aluno é necessária e uma vez na sala de aula não há outra opção senão trabalhar com os materiais. No caso da educação a distância, parece mais flexível, porque não há horários fixos; no entanto, é muito mais difícil do que a formação presencial e, requer muito mais autoestima. Como eu disse antes, é uma questão de autodisciplina.

 

  • Você acha que a formação obtida por meio da FUNIBER pode abrir para novas oportunidades de emprego? Por quê?

Eu trabalho em uma área marinha protegida, portanto, todos os conteúdos são muito úteis para o meu desempenho diário. De agora em diante, outras possibilidades se abrem, não poderia dizer se é melhor, já que gosto muito do meu trabalho. Mas a realidade é que a Argentina tem uma extensa área marinha e é necessário que as pessoas que trabalham ao nível do governo e são aqueles que tomem as decisões tenham uma base sólida nesta área, uma vez que a ecorregião chamada Mar Argentino, é a mais extensa do país, e paradoxalmente uma das mais desconhecidas. Embora a decisão de realizar a Especialização fosse uma decisão puramente pessoal. Conservação dos mares e oceanos são essenciais para desenvolver um plano adequado para reverter a mudança climática ponto globalmente. Portanto, a formação tem sido muito útil todos os dias.

 

Se você deseja expandir seus estudos como Juan Ignacio e solicitar uma bolsa de estudos para cursar graduações, especializações, mestrados, ou doutorados com diploma universitário, informe-se em:

 

Mais informações sobre os diferentes programas de formação da área de Meio Ambiente