Entrevista com Luis Francisco Archila Ordoñez, estudante da Guatemala com bolsa FUNIBER

Entrevista com Luis Francisco Archila Ordoñez, estudante da Guatemala com bolsa FUNIBER

O estudante guatemalteco Luis Francisco Archila Ordoñez estudou, com uma bolsa de estudos FUNIBER, o Mestrado em Direção e Consultoria Turística, titulado pela Universidad Panamericana (UPANA) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O desejo do estudante de melhorar, a autorrealização e a busca de novos conhecimentos motivou a escolha desse programa de estudos.

Luis Francisco é coproprietário da Orquigonia, uma reserva natural privada para a preservação das orquídeas. Um trabalho em que já pôde aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado.

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia do Covid-19 e uma importante fonte de renda para muitas pessoas na região de Alta Verapaz, na Guatemala. O estudante explica que em seu país foram desenvolvidas iniciativas para reativar o turismo, com a constante ameaça de novos fechamentos de estabelecimentos turísticos.

Leia a entrevista completa a seguir:

 

O que a levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

Como professor universitário em meu país, o desejo de autoaperfeiçoamento e autorrealização, de atualização constante e a busca de novos conhecimentos são importantes para a melhoria contínua. Desde que me formei, um dos meus objetivos a médio prazo era uma pós-graduação.

O turismo é uma das mais importantes fontes de renda para a região onde vivo. Desenvolver atividades turísticas sustentáveis, combinando natureza e cultura viva como produto turístico de uma maneira profissional é uma necessidade para minha área, portanto o Mestrado em Direção e Consultoria em Turismo foi uma excelente opção.

 

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

Foi uma experiência bastante completa, eu me senti acompanhado a todo momento. Provavelmente, sem o apoio da bolsa de estudos, esse objetivo teria sido muito difícil de ser alcançado. Graças a esse programa, pude fazê-lo de maneira a aplicar os conhecimentos na reserva natural onde trabalho.

 

Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

A principal vantagem é que é possível avançar pelo programa no seu próprio ritmo e agendando seu tempo durante a semana. A desvantagem é que não conhecemos fisicamente os colegas de classe e os professores. Talvez fosse interessante acrescentar alguma sessão on-line para todos nós nos conhecermos, em alguma parte do programa.

 

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

A formação que obtive é útil para que eu possa optar por espaços profissionais que só um mestrado pode abrir, para oferecer novos serviços e atualizar nossos conhecimentos. Espero que este curso de pós-graduação abra muitas portas para mim.

 

O setor do turismo foi severamente afetado pela crise sanitária causada pela Covid-19. Que iniciativas foram desenvolvidas na Guatemala para reverter a situação?

A Guatemala, como o resto do mundo, estava em uma rigorosa quarentena. Estamos diante de seis meses de vendas zero, mas estamos nos adaptando. Há algumas iniciativas privadas e estatais para a reativação do turismo, implementando selos de biossegurança e protocolos de visitação, respeitando a distância, usando máscaras e álcool gel em todos os momentos, embora agora haja incerteza sobre uma segunda onda e o receio é de que o toque de recolher e o fechamento de estabelecimentos turísticos aconteça novamente.

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Luis Francisco Archila Ordoñez, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: