Opinião de Ana Cristina Velasquez, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Ana Cristina Velasquez, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER

Ana Cristina Velasquez, aluna do Mestrado em Educação, bolsista pela FUNIBER, opina sobre a sua experiência estudando a distância

Ana Cristina, natural de São Salvador, El Salvador, é Graduada em Línguas Modernas com especialização em Francês-Inglês. Atualmente, trabalha no campo do ensino superior, coordenando a área de francês na Licenciatura em Idiomas opção Turismo e opção ensino na Escola de Idiomas da Universidade Dom Bosco.

Conversamos com a estudante de El Salvador para conhecer a sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER?

Decidi cursar o Mestrado em Educação por motivação pessoal e profissional. O fato de ser docente exigi-me uma atualização permanente e por esta mesma razão, tenho inclinação pela especialização nas Tecnologias da Informação. Para mim, são interessantes as propostas educativas que podem surgir de sua incorporação e qual a melhor maneira de as utilizar para estudar um mestrado a distância por meio de uma plataforma virtual.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

Principalmente a acessibilidade e a flexibilidade de estudar on-line com universidades internacionais. Também, gostei de poder estudar com o meu próprio ritmo, o qual é uma grande vantagem para os que trabalham o dia todo e não querem se afastar da família por mais tempo. Também, posso mencionar que cursar o Mestrado foi uma experiência culturalmente enriquecedora, pois tive a oportunidade de trabalhar em conjunto com colegas do México, do Paraguai, da Espanha e de outros países.

Qual a sua opinião sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?

Todos os docentes que tive foram muito profissionais, amáveis e acessíveis. A pesar que o programa on-line fomenta a aprendizagem autônoma, os docentes acompanham ao estudante de forma constante. Com relação ao programa de estudos, este está organizado de forma gradativa, permitindo avançar sem uma sobrecarga de conteúdo.

Como Graduada em Línguas Modernas, qual foi a contribuição em cursar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER?

O Mestrado complementou a minha formação universitária, de forma que busco aplicar em minhas aulas as estratégias aprendidas no decorrer dos dois anos de estudo. Também, espero em um futuro não muito longe, poder continuar a formação com um doutorado.

Como docente na Universidade Dom Bosco, como você está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Neste semestre, divido a minha primeira matéria de especialidade: “Instructional Technology” dirigida a estudantes da especialidade de ensino em que estou utilizando os conhecimentos adquiridos em meus estudos. O mestrado permitiu-me expandir as minhas oportunidades de trabalho e profissionais, permitindo, assim, abrir uma opção a mais no campo da educação e não apenas me limitando em relação aos idiomas.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

É uma excelente opção para as pessoas que querem manter o equilíbrio entre o trabalho, o estudo e a família. Mas é necessário esclarecer que por ser um estudo on-line a exigência não é menor, por isso é importante organizar o tempo para se dedicar e, sobretudo, ser disciplinado e perseverante para estudar desta forma.

Links relacionados: