Opinião de Mariana Bocardo, aluna argentina bolsista pela FUNIBER: “A FUNIBER respondeu às minhas dúvidas com diligência desde o primeiro momento”

Mariana Solidão Bocardo é uma aluna de Junín, uma pequena localidade ao leste da Mendoza (Argentina). Mariana está perto de terminar o Mestrado em Energias Renováveis, que estuda com bolsa pela FUNIBER. Esta estudante argentina decidiu cursar o Mestrado em busca de desafios profissionais, e já pôde participar de projetos meio-ambientais e influenciar positivamente em sua comunidade.

Uma das coisas que Mariana destaca de sua experiência com a FUNIBER é o diligente trato que recebeu por parte da Fundação em todo momento.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Soube da FUNIBER quando procurava informação sobre mestrados e doutorados. Por então tinha muito interesse em seguir estudando, mas a maioria de programas que me interessaram tinham um preço proibitivo, até que encontrei FUNIBER, os programas que patrocina e as facilidades de seu Programa de Bolsas.

O que fez você optar pela FUNIBER?

A FUNIBER atender às minhas dúvidas com diligencia desde o primeiro momento, coisa que outras instituições não fizeram. Isso foi o fundamental.

Como foi a sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiada em seus estudos?

Completamente. No fim de 2017, tive uma fase complicada, principalmente por motivos profissionais, e não pude dedicar-me no Mestrado com o tempo necessário. Mas a partir da FUNIBER foram prestados o apoio e a ajuda em todo momento, e isso fez que me sentisse tranquila e com confiança. Esse aspecto humano é muito bem cuidado na Fundação.

Como foi a experiência de estudar a distância? Que vantagens e desvantagens tem este sistema? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

A experiência foi excelente e espero repeti-la logo com um doutorado. Para mim, tem muitas vantagens, embora a mais destacável é poder trabalhar no tempo livre e poder reunir a atividade acadêmica com a profissional. O campus virtual é uma plataforma cômoda e é fácil trabalhar por meio dela.

A formação que cursou e seu quadro de professores atenderam às expectativas que você tinha?

Sim, ambos cumpriram amplamente e estiveram à altura em todo momento.

O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Os conteúdos do Mestrado me parecem muito destacáveis, também a bibliografia foi muito completa. A atenção do pessoal da FUNIBER foi outro dos pontos mais destacados em minha opinião. De fato, assisti a uma oficina de formação sobre a metodologia de estudo e o trato que recebi foi muito atento e personalizado.

Pude aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, colaborei em projetos de meio ambiente em diversas localidades de minha província, e também trabalhei em diferentes projetos de sustentabilidade.

Espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, meu objetivo primário era me desenvolver profissionalmente e obter formação e experiência no estrangeiro. Nesse sentido, foi uma lástima não poder realizar práticas em outros países. Apesar disso segue desejosa de demonstrar minhas aptidões e de ampliar meus limites profissionais.

Recomendaria estudar os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?

Sim, já o tenho feito. Também houve gente que tomou a iniciativa de me perguntar sobre a FUNIBER e lhes falo muito bem da Fundação.