Entrevista com o diretor do Mestrado em Neuropsicologia, Sergio Castaño

Entrevista com o diretor do Mestrado em Neuropsicologia, Sergio Castaño

O Doutor em Saúde Mental, Genética e Meio Ambiente, Sergio Castaño, é o Diretor Acadêmico do novo Mestrado em Neuropsicologia, que iniciará sua jornada online em novembro.

Conversamos com a professora para conhecer o funcionamento do programa acadêmico e as oportunidades profissionais para graduados:

 

Qual é o objetivo deste novo mestrado?

A neuropsicologia é a especialidade clínica para a qual convergem a neurologia e a psicologia, especializando-se na compreensão da relação entre o cérebro físico e o comportamento.

 A neuropsicologia clínica estuda os efeitos que uma lesão, dano ou funcionamento anormal nas estruturas do sistema nervoso central causa nos processos cognitivos, psicológicos, emocionais e comportamentais individuais; dificuldades de memória, distúrbios de humor, dificuldades de aprendizagem, disfunção do sistema nervoso.

É por isso que os neuropsicólogos desempenham um papel fundamental na avaliação e tratamento de pessoas com vários tipos de distúrbios do sistema nervoso, trabalhando em estreita colaboração com médicos e neurologistas.

A neuropsicologia pode ajudar a determinar como uma lesão afeta funções como raciocínio ou habilidades de resolução de problemas, realizar uma avaliação para ajudar a determinar o grau de comprometimento do AVC e propor técnicas de reabilitação que melhoram o desempenho e os déficits cognitivos decorrentes de patologias.

O Mestrado em Neuropsicologia foi concebido numa perspectiva integrativa em que convergem as diferentes áreas profissionais relacionadas com a Neuropsicologia, tais como: psicologia clínica, psiquiatria e neurologia. O objetivo é proporcionar uma formação que permita alargar as perspectivas de avaliação, diagnóstico e orientação terapêutica das diferentes patologias clínicas que afetam o Sistema Nervoso Central e alterações e/ou deterioração dos processos superiores.

 

A quem se destina o programa?

O programa oferece uma oportunidade educacional enriquecedora para graduados e graduados em cursos intimamente ligados ao mundo evolucionário, educacional e da saúde. Esta formação pós-graduada tem afinidade com licenciados de licenciaturas como Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, mas não exclui outras licenciaturas afins que se possam delinear para uma prática profissional nesta área.

 

Como o programa de estudos é estruturado?

O Mestrado em Neuropsicologia é composto por 90 créditos distribuídos em seis módulos. Por se tratar de um curso a distância, e não estar sujeito a aulas presenciais, não há data específica de início, podendo o aluno formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis. O tempo máximo disponível para concluir o programa é de 24 meses.

 

Que tipo de qualificação os alunos receberão ao final do programa?

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha o grau de Mestre em Neuropsicologia, emitido pela Universidade em que se inscreveu.

 

Que oportunidades profissionais os alunos optam após a conclusão do mestrado?

Os neuropsicólogos podem trabalhar individualmente ou como uma equipe de indivíduos que fornecem experiência e desenvolvem planos de reabilitação e tratamento em um ambiente hospitalar.

Os profissionais de neuropsicologia também podem exercer suas funções em consultório particular, no qual fornecem diagnóstico e tratamento aos clientes.

Outra opção de carreira para um neuropsicólogo é trabalhar na área de pesquisa em ambiente de laboratório.

A seguir está uma lista de áreas que um neuropsicólogo pode escolher para trabalhar:

  • Ambiente clínico: proporcionando reabilitação e tratamento para pessoas com distúrbios neurológicos.
  • Ambiente acadêmico: pesquisando em uma universidade.
  • Ambiente escolar: disponibilização de planos educacionais e planos de apoio psicológico acadêmico aos alunos.
  • Ambiente hospitalar: realizar tratamento e reabilitação de pacientes em um hospital ou centro de reabilitação
  • Laboratório: investigando funções neurológicas e no desenvolvimento de novos medicamentos

Os neuropsicólogos também podem encontrar planos de carreira no desenvolvimento infantil e em ambientes forenses. As opções para esta especialização podem ser específicas e especializadas ou ter uma abordagem mais ampla, dependendo de seus interesses pessoais.