Tania Grigoriu, vencedora do concurso Publicação Solidária da FUNIBER

Tania Grigoriu, vencedora do concurso Publicação Solidária da FUNIBER

Tania Grigoriu, vencedora da 3ª edição do concurso Publicação Solidária da FUNIBER, opina sobre sua experiência com o concurso

Tania, aluna bolsista da FUNIBER natural de La Paz (Bolívia), foi proclamada a vencedora da 3ª edição do concurso Publicação Solidária da FUNIBER graças aos 5.043 votos que recebeu em seu texto titulado “Un camino hacia los otros…”.

A estudante da Bolívia é Graduada em Direito pela Universidad Mayor de San Simón. Também, tem a Especialização em Homeopatia, e proximamente quer começar o Mestrado em Medicina Biológico-Naturista, ambos patrocinados pela FUNIBER.

Atualmente, Tania trabalha como Advogada e é Assessora Legal da Fundación Casa de Los Niños, ONG à qual decidiu doar o prêmio conquistado com o concurso da FUNIBER.

Conversamos com a radiante vencedora da 3ª edição do concurso Publicação Solidária da FUNIBER para conhecer sua experiência participando do concurso:

Como conheceu o concurso?

Recebi um e-mail da Fundação me convidando a participar no ano 2015, e novamente este ano.

Por que você decidiu participar do concurso?

Porque acredito na importância da solidariedade e me parece bonito poder compartilhar algo que a difunda e poder, assim, chegar até os outros com uma proposta concreta de solidariedade. Nossa vida parte daí, de uma Solidariedade que se difundiu em tantos lugares, como explica o texto do concurso e que agora, com o Concurso, chegou ainda mais longe, envolvendo a tantas pessoas. 5.043 votaram, mas muitos outros amigos nos apoiaram, porém, não tendo Facebook, não puderam votar.

Uma vez selecionada entre os 10 semifinalistas, como você divulgou seu trabalho para conseguir mais votos e passar à fase final?

Entre os amigos e conhecidos e aproveitando todos os meios de comunicação. Escrevemos a nossos contatos e cada um fez o mesmo.

O que você fez para conseguir os votos na fase final do concurso?

Foram os amigos e voluntários do nosso Centro que se encarregaram da campanha de votação. Nossa Fundação conta com amigos de outros países, principalmente na Itália, e cada um convidou seus contatos de onde vive.

Que benefícios te trouxe participar do concurso?

Poder retomar o contato com muitas pessoas com as quais fazia tempo que não nos comunicávamos, construir uma rede de solidariedade com estas pessoas, que não só apoiaram e difundiram de forma desinteressada, mas que se sentiram parte ativa de nosso projeto.

O que foi o melhor desta experiência?

A rede de solidariedade e amizade de todas estas pessoas que nos demonstraram um carinho muito grande e contribuíram partindo de um ‘Nós’. De fato, eu não sou a vencedora, ganhamos todos os que acreditamos e sonhamos por nossos crianças.

Você participará dos próximos concursos da FUNIBER?

Se eu puder, claro que sim! Já participei o ano passado, mas não me classifiquei.

Como está sendo sua experiência de estudar com a FUNIBER?

Foi muito positiva, fiquei muito conforme. Acredito que a forma de trabalho, com o Campus Virtual com a cafeteria, com os fóruns de discussão, com os materiais a disposição, é muito interessante. Em cada momento, me senti como se estivesse estudando acompanhada por companheiros e por meus tutores; e eu gostaria de retomar algum curso de Medicina Naturista.

Algum comentário ou mensagem para suas companheiras da fase final e para a comunidade da FUNIBER?

Nós gostaríamos de conhecer mais suas experiências, e lhes animar a seguir difundindo o bem e a Solidariedade com seu trabalho e sua vida. Gostaríamos que algum dia pudessem nos visitar e conhecer a realidade que nos anima em nosso serviço para tantas crianças/doentes. Gostaria de agradecer muito a comunidade da FUNIBER por promover uma iniciativa que, além dos prêmios, permite pensar, sonhar, escrever, construir formas diferentes de solidariedade e permite difundir a solidariedade, sendo que nosso mundo convida mais ao individualismo, portanto, estas formas ao alcance de muitos se revelam muito positivas e propositivas para difundir uma cultura aberta ao outro. Uma cultura de um Camino hacia los otros (Caminho para os outros, por sua tradução) para compartilhar a vida e sermos solidários.

Links relacionados: