Entrevista de Yeimer Sanclemente, ganhador do concurso FuniMundial 2018

Entrevista de Yeimer Sanclemente, ganhador do concurso FuniMundial 2018

Yeimer Andrés Sanclemente Agualimpia é o recente ganhador do concurso FuniMundial 2018 da FUNIBER, graças ao seu incrível trabalho “Futebolistas, livros e educação Virtual”. O aluno de Medelim (Colômbia) é um dos primeiros estudantes do novo Doutorado em Atividade Física e Esporte patrocinado pela FUNIBER desde a última primavera, titulada pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI-MX).

O prêmio por ter ganho o FuniMundial 2018 da FUNIBER foi um Tablet e uma bolsa de estudos de 80% para estudar em um programa de mestrado patrocinado pela FUNIBER.

Como soube do concurso?

Conheci o concurso pela página da FUNIBER e no Campus Virtual do Doutorado em Atividade Física e Esporte, onde a coordenadora, a Dra. María Martín García, convidou todos os alunos do doutorado para participar.

Por quê decidiu participar do concurso?

Gostei das características do concurso e me motivei em colocar à prova meus conhecimentos, era um belo desafio. Podia analisar o Mundial por outra perspectiva e falar de um tema que me interessava e que, frequentemente, passava despercebido, que era a educação dos futebolistas e suas possibilidades para cursas o ensino superior.

Como você promoveu seu texto nas semifinais e na final?

Comuniquei aos familiares e amigos que lessem meu texto e que compartilhassem se gostassem. Alguns de meus amigos são treinadores de futebol e isso me permitiu chegar a um grande número de esportistas que acharam o texto interessante.

O quê você destacaria sobre o concurso?

O melhor foi o intercâmbio acadêmico e cultural entre os participantes, foi muito enriquecedor conhecer todas as propostas e pontos de vista dos participantes. O FuniMundial 2018 me ensinou a forma de aplicar os conhecimentos de forma lúdica sem perder o rigor acadêmico.

Como você avalia sua experiência fazendo parte do FuniMundial 2018?

Foi uma experiência fantástica, já que me permitiu adquirir conhecimento e aprender enquanto me divertia. Consegui um crescimento pessoal muito interessante e significativo e pude conhecer pessoas de outros países e estreitar vínculos com trabalhos acadêmicos.

Você acredita que participará dos próximos concursos?

Possivelmente, voltarei. Quero conhecer as características de outros concursos da FUNIBER para poder aplicar o conhecimento adquirido nos cursos patrocinados pela Fundação.

O que levou a elaborar o trabalho “Futebolistas, livros e educação virtual“?

Tenho um irmão pequeno que é futebolista de alto nível que conseguiu ingressar na universidade para estudar Administração de Empresas, mas teve que deixar os estudos por causas das constantes viagens relacionadas ao esporte. Após dois anos sem estudar, decidiu estudar on-line para tentar combinar seus sonhos esportivos com uma formação acadêmica sólida. Sua história me inspirou para elaborar o trabalho do qual participei no FuniMundial 2018 da FUNIBER.

Algum comentário ou mensagem para seus companheiros da fase final e para a comunidade da FUNIBER?

Quero expressar meu profundo respeito e admiração por ambas finalistas. Li seus trabalhos e me fascinaram. Eram documentos de alta qualidade e que tinham visões muito interessantes. Também, quero agradecer o apoio da comunidade da FUNIBER, tenho muita sorte pelo crescimento pessoal que passei desde que iniciei os estudos patrocinados pela Fundação.