FUNIBER fomenta a inovação em educação no Brasil

FUNIBER fomenta a inovação em educação no Brasil

A FUNIBER realizou, de 20 a 22 de janeiro, o 1º Encontro de Educação fomentando a inovação e as boas práticas na formação de professores

Durante os três dias do evento, no Hotel Castelmar em Florianópolis (Brasil), apresentaram-se novas propostas, diversidade de práticas e as pesquisas mais recentes realizadas em distintos âmbitos educativos e, com especial ênfase, no âmbito da inovação na formação de professorado.

Neste contexto, as jornadas foram o lugar ideal para profissionais e especialistas trocarem opiniões e refletirem a respeito de temas inovadores no âmbito da educação e de formação de professores.

Fomentando a inovação com especialistas conceituados

As jornadas contaram com a presença de especialistas renomados do setor, representantes de importantes instituições educativas do país e alunos do Mestrado e do Doutorado em Educação da FUNIBER, entre outros assistentes.

Neste âmbito, realizaram-se diversas conferências durante o encontro sobre inovação e novas práticas na formação de professores por personalidades destacadas neste âmbito, como a Dra. Marlene Zwierewicz, Pró-Reitora de Ensino de Graduação do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), que explicou quais são os objetivos e desafios da educação no século XXI; o Dr. Nacim Miguel Francisco, Coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação na UNIVABE, que expôs como as novas tecnologias são um elemento chave para facilitar a difusão de conhecimento; o Dr. Elcio Willemann, Reitor da UNIVABE, que realizou uma exposição sobre os desafios do ensino superior, destacando as particularidades das instituições públicas e privadas; e o Dr. Roberto Alvarez, Diretor Executivo da FUNIBER Argentina, que apresentou metodologias de direção de projetos aplicadas à educação.

As conferências da Dra. Zwierewicz e do Dr. Alvarez foram transmitidas ao vivo (streaming) e foram acompanhadas por mais de 200 pessoas.

Alunos bolsistas da FUNIBER assistem ao 1º Encontro de Educação

Os alunos da FUNIBER vieram de diferentes regiões do Brasil para participar do Encontro. Com isso, tiveram a oportunidade de discutir e refletir com os participantes e conferencistas do evento. Também, realizaram-se oficinas exclusivas para os estudantes bolsistas da FUNIBER, onde solucionaram suas dúvidas e inquietações a respeito de seus Projetos Finais.

Graziela Laís, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER e Coordenadora em uma Faculdade de Blumenau, disse que “os apresentadores que foram selecionados são muito competentes na área de atuação e souberam explicar o conteúdo de forma bastante prática”. Ainda, Graziela cita que aplicará os conhecimentos aprendidos em seu trabalho diário na Faculdade.

Rosecler Ebling e Edinei Alves, alunos do Mestrado em Educação da FUNIBER, ambos professores da região metropolitana de Manaus, destacaram que “a experiência do encontro é bastante diferente do virtual”. Também, Rosecler opina que “estar em contato com outros alunos, trocando experiências, é muito bom”. Por sua vez, Edinei aponta que “fazer parte da FUNIBER é entrar em uma nova família. Conhecem-se companheiros do Paraná, da Bahia, do Rio Grande do Sul, o que facilita nossa aprendizagem e é muito gratificante”.

Aluna do Doutorado em Educação da FUNIBER, Iris Maria de Souza veio do Rio de Janeiro e destaca a importância da educação a distância, pois, em sua opinião “você conecta-se instantaneamente com o mundo inteiro. Deste modo, eu consigo ver diferentes realidades, que, na verdade, são semelhantes, apesar da cultura de outros países. Consegue-se estudar a partir da sua casa e ter contato com o mundo”.

Por fim, como destaca a Coordenadora do Mestrado em Educação, Andresa Sartor, “o encontro permitiu um intercâmbio de experiências entre os companheiros de profissão, e foi a melhor oportunidade de fortalecer presencialmente os vínculos construídos e estabelecidos no mundo virtual”.

Links relacionados: